Projeto Integrador criado por alunos da Univesp integra Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ferramentas digitais no planejamento de atividades pedagógicas

09/08/23


Os estudantes  do Eixo de Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Adevanir Ribeiro, Aline Roio, Elimara Rufino, Kauê do Amaral, Layla Santos, Mateus Camargo, Nathália Barboza e Thiago Vieira, dos polos de Americana e Campinas, criaram por meio de Projeto Integrador (PI), o  minicurso “Aperte o play: vídeos e outras tecnologias digitais na educação infantil”. O trabalho teve como objetivo promover a educação integral por meio de atividades lúdicas e tecnologias voltadas à formação contínua de educadores.  

O PI "Proposta de Formação Continuada para Professores da Educação Infantil: Integrando a BNCC e Tecnologias Digitais", foi desenvolvido com a orientação de Janaina Aparecida Pereira Paiva, e contou com a  colaboração da equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Solange Elizabeth Pereira da Silva, localizado em Valinhos, no interior de São Paulo.  

A iniciativa teve como ponto de partida a identificação do potencial pedagógico, além de buscar maneiras de integrar  mídias de forma eficaz nas práticas educacionais, alinhadas aos princípios da BNCC. A pesquisa envolveu a análise de desafios e oportunidades do uso de tecnologias digitais no contexto educacional e resultou na criação de um minicurso com duração de 15 horas. Os discentes interagiram com a equipe de  docentes da CEMEI e utilizaram Recursos Educacionais Abertos (REAs) para criar um protótipo, focado na utilização de vídeos e outras ferramentas digitais para a educação infantil.  

De acordo com os estudantes da Univesp, o curso aborda como a escola de educação infantil, sobretudo na rede de ensino pública, pode tornar seu ambiente e os processos de cuidar e educar mais próximos do contexto e da vida das crianças, considerando a aplicação de tecnologias disponíveis.  

O minicurso foi estruturado com base na metodologia de Design Thinking, alinhadas às etapas de Imersão, Ideação e Prototipação. A equipe utilizou ferramentas digitais e realizou trocas constantes de ideias e materiais por meio de reuniões virtuais e aplicativos de mensagens.  

A etapa de validação do minicurso envolveu a apresentação do conteúdo, permitindo que os professores avaliassem o material desenvolvido. O retorno dos educadores foi positivo, e demonstrou que a proposta é viável e relevante para a formação continuada.  

Os educadores envolvidos no projeto destacam a importância de pesquisas e iniciativas que explorem o potencial das tecnologias digitais na educação, especialmente na formação dos professores. Eles acreditam que o minicurso pode ser adaptado e implementado em outras realidades escolares, contribuindo para aprimorar as práticas pedagógicas em diferentes contextos.  

O acesso ao minicurso está disponível no link: https://bit.ly/PIVIdesigncurso.  
Para mais informações, assista ao vídeo do PI.  

Sobre a Univesp  

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.