Projeto Integrador criado por alunos da Univesp integra Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ferramentas digitais no planejamento de atividades pedagógicas
Os estudantes do Eixo de Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Adevanir Ribeiro, Aline Roio, Elimara Rufino, Kauê do Amaral, Layla Santos, Mateus Camargo, Nathália Barboza e Thiago Vieira, dos polos de Americana e Campinas, criaram por meio de Projeto Integrador (PI), o minicurso “Aperte o play: vídeos e outras tecnologias digitais na educação infantil”. O trabalho teve como objetivo promover a educação integral por meio de atividades lúdicas e tecnologias voltadas à formação contínua de educadores.
O PI "Proposta de Formação Continuada para Professores da Educação Infantil: Integrando a BNCC e Tecnologias Digitais", foi desenvolvido com a orientação de Janaina Aparecida Pereira Paiva, e contou com a colaboração da equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Solange Elizabeth Pereira da Silva, localizado em Valinhos, no interior de São Paulo.
A iniciativa teve como ponto de partida a identificação do potencial pedagógico, além de buscar maneiras de integrar mídias de forma eficaz nas práticas educacionais, alinhadas aos princípios da BNCC. A pesquisa envolveu a análise de desafios e oportunidades do uso de tecnologias digitais no contexto educacional e resultou na criação de um minicurso com duração de 15 horas. Os discentes interagiram com a equipe de docentes da CEMEI e utilizaram Recursos Educacionais Abertos (REAs) para criar um protótipo, focado na utilização de vídeos e outras ferramentas digitais para a educação infantil.
De
acordo com os estudantes da
Univesp, o curso aborda como a escola de educação infantil, sobretudo na rede
de ensino pública, pode tornar seu ambiente e os processos de cuidar e educar
mais próximos do contexto e da vida das crianças, considerando a aplicação de
tecnologias disponíveis.
O minicurso foi estruturado com base na
metodologia de Design Thinking, alinhadas às etapas de Imersão,
Ideação e Prototipação. A equipe utilizou ferramentas digitais e realizou
trocas constantes de ideias e materiais por meio de reuniões virtuais e
aplicativos de mensagens.
A etapa de validação do minicurso envolveu a apresentação do conteúdo, permitindo que os professores avaliassem o material desenvolvido. O retorno dos educadores foi positivo, e demonstrou que a proposta é viável e relevante para a formação continuada.
Os educadores envolvidos no projeto destacam a importância de pesquisas e iniciativas que explorem o potencial das tecnologias digitais na educação, especialmente na formação dos professores. Eles acreditam que o minicurso pode ser adaptado e implementado em outras realidades escolares, contribuindo para aprimorar as práticas pedagógicas em diferentes contextos.
O acesso ao minicurso está disponível
no link: https://bit.ly/PIVIdesigncurso.
Para mais informações, assista ao vídeo
do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil