Publicação reúne pesquisas sobre as obras adultas do autor

14/07/14

A pesquisadora Marisa Lajolo, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fala sobre o livro Monteiro Lobato Livro a Livro – Obra Adulta, organizado por ela, que reúne trabalhos de 27 pesquisadores sobre praticamente todas as publicações de Monteiro Lobato, desde o seu livro Urupês (1914) até sua correspondência pessoal e seu trabalho como editor e livreiro.

O trabalho de pesquisa – focado somente nos livros para o público adulto de Lobato – revelou, segundo Lajolo, a mesma excelência das histórias infantis famosas do escritor. “A obra adulta de Lobato é sensacional, e merece mais conhecimento. As pesquisas das obras nos ensinou muito sobre o Brasil dos anos 1930, outras perspectivas do regionalismo brasileiro e o modernismo”, conta Lajolo.

A entrevista da escritora Marisa Lojolo foi concedida ao programa Livros da UNIVESP TV. Confira: