Tese ajuda a entender como transformações na língua podem também demonstrar mudanças sociais

06/10/14

No programa o Fala, Doutor!, o apresentador Rodrigo Simon conversa com André Luiz Covre sobre a sua tese de doutoramento A reinvenção do humano: uma tese sobre a reemergência dos sujeitos na contemporaneidade midiática, realizada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Covre analisou as mudanças da nossa língua e sociedade na virada do século XX para o XXI, a partir da massificação industrial do computador e da internet. Ele conta que a vontade de estudar o tema surgiu antes mesmo de ingressar na universidade no curso de Letras. O pesquisador conta ainda que chegou a resultados expressivos, que possibilitam o entendimento de como mudanças na língua podem também demonstrar mudanças sociais.

A entrevista completa você assiste no vídeo a seguir: