Confira a reportagem que foi ao ar no domingo (26/7), na UNIVESP TV

27/07/15

O programa SP Pesquisa exibido pela UNIVESP TV, no domingo (26/7), tratou do tema nanomedicina. Essa área de conhecimento é resultado do desenvolvimento de equipamentos sofisticados, que têm permitido ao homem controlar o que é muito pequeno.

O programa apresenta pesquisas que usam ferramentas da nanotecnologia para melhorar a saúde das pessoas, destacando algumas aplicações como, por exemplo, as estruturas que levam medicamentos apenas até as células doentes.

Em laboratórios do Instituto Butantan, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os pesquisadores têm construído estruturas que medem 30 mil vezes menos do que o diâmetro de um fio de cabelo. São os nanocarreadores.

As dificuldades, os benefícios e os riscos de manipular esses veículos que entram nas células são tema deste programa.

Confira as duas partes da reportagem:

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A UNIVESP TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da UNIVESP TV no YouTube