Tese analisou as diferenças existentes entre produções de narrativas digitais e materiais impressos tradicionais

10/07/14

Há uma diferença de escrita entre o texto impresso e o digital? Em relação à leitura, a plataforma em que o texto se encontra exige do leitor demandas específicas? O Fala, Doutor da UNIVESP TV entrevistou Ana Flora Schlindwein do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que acaba de defender a sua tese You tell stories, we click on them: ciberliteratura(s) e novas experiências na criação de histórias.

A pesquisa analisou as diferenças existentes entre produções de narrativas digitais e materiais impressos tradicionais, para descobrir se demandas de leitura podem ter surgido a partir de novas experiências literárias no campo da ciberliteratura. “Em um aspecto mais amplo, eu queria perceber a interação de escrever um texto no ambiente digital, e o quanto isso era semelhante ou diferente de um texto impresso”, conta Schlindwein.

Entenda mais sobre a tese de Ana Flora Schlindwein: