08/07/14

Durante a noite, podemos facilmente visualizar e identificar as estrelas mais iluminadas da galáxia, do ponto de vista da Terra. Entre as mais conhecidas, estão as Três Marias, Rigel e Betelgeuse. Neste vídeo, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) fala sobre as regiões conhecidas por serem berçários de estrelas e o processo de formação das mesmas:

Stein aborda a nuvem molecular de Órion, que há 12 milhões de anos formou inúmeras novas estrelas, as características das estrelas jovens e das nebulosas planetárias. O astrónomo explica, ainda, o que são restos de supernovas.

A aula,  que conta com explicação ilustrativa (facilitando ainda mais o entendimento), faz parte do curso livre Astronomia Geral I, oferecido por meio da UNIVESP TV:

Foto: Divulgação/ ESA (Agência Espacial Europeia)