Primeira reportagem especial aborda o movimento Diretas Já

07/10/15

O movimento Diretas Já é tema da primeira reportagem da série “1985 – 30 anos de democracia”, que estreou na última segunda-feira (5/10) na UNIVESP TV e já pode ser conferida pelo canal no YouTube.

Para discutir a transição democrática e os 30 anos da democracia brasileira, a UNIVESP TV conversa com os pesquisadores Brasílio Sallum Jr., Cícero Araújo e Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo.

Em 1984, João Figueiredo, o último general-presidente, abdicou de indicar o seu sucessor. O fortalecimento do PMDB, a mudança de posicionamento dos liberais e a pressão popular para escolher o presidente da República favoreceram a construção de uma aliança civil vitoriosa que elegeu Tancredo Neves no colégio eleitoral, dando fim a 21 anos de ditadura militar.

Assista à série: