A biodiversidade que existe hoje na Terra é resultado também da evolução dos elementos que compõem os organismos, que foram se modificando ao longo do tempo e resultaram na maquinaria química das plantas e dos animais.
O estudo das plantas, dessa forma, é uma importante ferramenta para entendermos como se deu o processo de evolução dos seres vivos, de acordo com Vanderlan Bolzani, pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.
A grande variedade de plantas que os diversos biomas brasileiros possuem é também uma rica fonte de moléculas que podem ser utilizadas para fins medicinais ou cosméticos. “A natureza é muito sábia e inspira a atividade industrial voltada a medicamentos”, afirma Bolzani.
Veja abaixo a palestra da pesquisadora sobre a diversidade de moléculas encontradas em plantas do Cerrado e suas aplicações. O vídeo faz parte da série Biomas do Brasil, da UNIVESP TV.
Biomas do Brasil
A UNIVESP TV exibe, até o final do mês de fevereiro, a série Biomas do Brasil, composta por 18 palestras do ciclo organizado pela coordenação do programa Biota da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 2013.
Os programas vão ao ar de segunda a sexta, às 15h30 e às 19h, sábados às 16h e domingos às 19h (veja aqui como sintonizar o canal).
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos