Confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 31 de maio e entenda as equações de Karl Schwarzschild, um dos fundadores da moderna astrofísica

28/05/15


Todas as semanas, Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

No céu desta semana, é possível observar, a olho nu, no começo da noite, o planeta Vênus, a horizonte oeste, na constelação de Gêmeos, que fica visível até as 20h30.Também no começo da noite, Júpiter pode ser visto a norte, na constelação de Câncer, até as 23h00. O planeta Saturno fica notório durante toda a noite, na constelação de Libra.

Continuando a explanação do vídeo da semana passada, Rojas conta que, após a publicação da Teoria da Relatividade Geral por Albert Einstein, em 1915, o astrônomo e físico alemão Karl Schwarzschild (1873-1916) resolveu explorar as suas consequências e obter as soluções exatas para as equações de campo dessa teoria. Schwarzschild é considerado um dos fundadores da moderna astrofísica.

Assista ao vídeo e confira as soluções e equações de Karl Schwarzschild: