Diretor da biblioteca da Universidade de Harvard (EUA) fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos
O livro impresso não vai desaparecer, tampouco o formato digital vai se tornar exclusivo no mercado. Esta é a opinião de Robert Darnton, diretor da biblioteca da Universidade de Harvard (EUA), revelada em entrevista à UNIVESP TV. No vídeo, o historiador fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos.
De acordo com Darnton, apesar de mais livros impressos serem produzidos a cada ano, o presente e o futuro já são digitais. “O perigo é simplificar demais. Meu argumento é que analógico e digital se reforçam mutuamente, são complementares”, afirmou.
“Acho que estamos chegando a um momento da história em que o processo de comunicação vai se acelerar e se tornar mais diversificado – envolvendo som e imagem -, será mais democrático e alcançará mais pessoas”, argumentou.
Darnton fala também do papel que as bibliotecas devem assumir num futuro próximo e sobre a Digital Public Library of America, iniciativa que reúne mais de cinco milhões de itens de bibliotecas, arquivos e museus. “Estamos criando uma biblioteca para todos, especialmente para um público que não tem acesso”, disse.
Assista ao vídeo abaixo:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março