Diretor da biblioteca da Universidade de Harvard (EUA) fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos

31/10/13

O livro impresso não vai desaparecer, tampouco o formato digital vai se tornar exclusivo no mercado. Esta é a opinião de Robert Darnton, diretor da biblioteca da Universidade de Harvard (EUA), revelada em entrevista à UNIVESP TV. No vídeo, o historiador fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos.

De acordo com Darnton, apesar de mais livros impressos serem produzidos a cada ano, o presente e o futuro já são digitais. “O perigo é simplificar demais. Meu argumento é que analógico e digital se reforçam mutuamente, são complementares”, afirmou.

“Acho que estamos chegando a um momento da história em que o processo de comunicação vai se acelerar e se tornar mais diversificado – envolvendo som e imagem -, será mais democrático e alcançará mais pessoas”, argumentou.

Darnton fala também do papel que as bibliotecas devem assumir num futuro próximo e sobre a Digital Public Library of America, iniciativa que reúne mais de cinco milhões de itens de bibliotecas, arquivos e museus. “Estamos criando uma biblioteca para todos, especialmente para um público que não tem acesso”, disse.

Assista ao vídeo abaixo: