Confira ainda o que pode ser visto a olho nu no céu desta semana, de 11 a 17/07.

11/07/16

O astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, nesta edição da série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV, fala sobre a história do primeiro  observatório astronômico montado nas Américas.

Durante a ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, o conde João Maurício de Nassau (1604-1679) foi escolhido para administrar o território. Naquela época, Nassau promoveu diversas obras de urbanização em Recife e Olinda, que incluíam a construção de um zoológico, de um jardim botânico e do primeiro observatório astronômico moderno das Américas.

A construção do observatório ficou a cargo do cosmógrafo alemão Jorge Marcgrave (1610-1648), astrônomo pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, um dos poucos astrônomos do mundo que tinha experiência com os estudos do céu utilizando telescópio.

Construído no telhado da casa onde também morava Maurício de Nassau, o observatório contava com tecnologia de ponta para a época, incluindo quadrantes, luneta e relógio de pêndulo. Lá, Marcgrave fez observações pioneiras do céu austral, catalogou estrelas e observou eclipses e planetas.

O que observar no céu desta semana

No início da noite, o planeta Júpiter fica visível a oeste na constelação de Leão, até as 22h00. Marte começa a noite no alto do céu, na constelação de Libra, e pode ser observado até as 2h30 da manhã. Na noite de 14 de julho, a lua crescente passará ao lado do planeta vermelho. Próximo a Marte, Saturno pode ser observado até as 3h30 da manhã, na constelação do Serpentário. No dia 15 de julho, a lua vai passar perto de Saturno.

Confira o episódio e saiba o que observar no céu desta semana: