Historiador explica a percepção da população em relação à história do País

10/02/15

João Paulo Garrido Pimenta, professor do departamento de História da Universidade de São Paulo, fala no programa História, da UNIVESP TV, sobre artigo publicado recentemente na revista Almanack, no qual analisa o que a sociedade brasileira pensa sobre a história do País.

A pesquisa envolveu alunos de graduação e foi realizada por meio de pesquisa de opinião pública em que foram ouvidas 311 pessoas, com o objetivo de saber se elas conhecem ou não a historia do Brasil.

Segundo o pesquisador, parte da população tem dificuldades em manejar marcos cronológicos e não consegue discernir entre períodos históricos e datas. De acordo com Garrido, cerca de 40% dos entrevistados não souberam responder em que data é comemorada a independência do Brasil.

O grupo de pesquisa também analisou livros didáticos e alguns best sellers sobre o tema, e constatou que existe uma padronização nas informações transmitidas nestes materiais com relação à história do País. Programas televisivos sobre o assunto, por sua vez, tendem a contar a história do Brasil de forma tragicômica, o que acaba prevalecendo no imaginário popular.

Assista à entrevista: