O especialista apresenta os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 04 de outubro

01/10/15


Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu.

No céu desta semana, é possível observar, a olho nu, até as 22h00, o planeta Saturno, na constelação de Libra. De madrugada podemos ver três planetas a leste, na constelação de Leão. Vênus aparece às 03h30, seguido de Marte, às 04h00, e por fim, Júpiter, a partir das 04h30. O trio fica visível até o amanhecer.

Até o início do século XX, todo o conhecimento sobre o universo vinha das observações feitas em luz visível, com telescópios ópticos e placas fotográficas. Foi nessa época que o homem começou a explorar outra região do espectro eletromagnético, as ondas de rádio.

Ainda no século XIX, o físico escocês James Clerk Maxwel (1831-1978) demonstrou que a luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento é menor que um micrômetro (1 milionésimo de metro). Posteriormente, em 1887, o alemão Heinrich Hertz descobriu um aparato que emitia e recebia ondas de comprimento muito maior que alguns metros. Essa descoberta de Hertz logo incentivou cientistas e engenheiros a pesquisar o uso dessas ondas para a comunicação. Um dos pioneiros foi o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), que, em 1901, conseguiu fazer a primeira transmissão transatlântica desse tipo de onda – foi o começo da era do rádio.

 

Assista ao vídeo: