Confira curiosidades e quais os principais fenômenos astronômicos podem ser observados até 10 de maio
Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu.
No céu desta semana, é possível observar, a olho nu, ao entardecer, o planeta Vênus, a oeste, na constelação de Touro, até às 20h00. Júpiter pode ser visto quando anoitece, a norte, na constelação de Câncer, ficando visível até 23h30. Às 19h30, Saturno aparece a leste, na constelação de Escorpião, e fica notório até o amanhecer. Na noite de 05 de maio, a Lua estará pertinho do planeta dos anéis, Júpiter.
No vídeo, Gustavo Rojas fala de 1905, considerado como o maravilhoso ano de Einstein. Nesta data, o físico teórico alemão Albert Einstein causou uma revolução na física, ao publicar suas descobertas sobre o efeito fotoelétrico, o movimento browniano, a equivalência massa-energia e a Teoria da Relatividade Restrita. As descobertas de Einstein ajudaram a formar a base da mecânica quântica e da Teoria da Relatividade.
Assista:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista divulga lista de aprovados na Univesp e Fatecs
-
Romero Tori é o novo diretor acadêmico da Univesp
-
Universidades abrem inscrições para facilitadores da Univesp
-
Programa Oportunidade Já abre novo chamamento público para empresas e organizações
-
Prova do Vestibular da Univesp acontece em 18/05