Pesquisador da USP aborda o tema pelos olhos da ciência

06/06/14

Você sabe o que estuda um astrobiólogo? Em palestra disponilizada pela UNIVESP TV, Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM) e coordenador operacional do Laboratório de Astrobiologia (AstroLab), explica porque a área de estudo é importante para entendermos as origens da vida. “A ideia da astrobiologia é usar o que tem de melhor em cada uma das diferentes áreas [da ciência], mas de uma maneira combinada, para responder perguntas difíceis que um físico, por exemplo, não conseguiria responder sozinho”.

Galante conta também que os principais estudos da área são sobre a origem e a evolução da vida; a distribuição da vida no planeta Terra e no universo; e o futuro da vida.

Durante a palestra ministrada para os alunos da Universidade de São Paulo (USP), o pesquisador explica os três pilares da astrobiologia e ressalta que as descobertas da ciência podem alterar os resultados que hoje estão sendo apresentados. Galante fala ainda de como os principais filósofos da história abordavam a origem da vida no universo.

Assista ao vídeo: