Confira palestra realizada no V Seminário de Educação Brasileira, em Campinas
Márcio da Costa, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ), apresenta estudo comparativo que mostra os padrões de segregação entre escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Segundo Costa, os aspectos segregadores variam de acordo com as características das metrópoles e de seus respectivos sistemas educacionais.
A palestra foi realizada no âmbito do V Seminário de Educação Brasileira, no Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em junho de 2015.
De acordo com o professor Costa, entende-se por segregação a “Desigual distribuição de oportunidades educacionais. Potencial influência sobre tratamento oferecido, qualidade de oferta, formação de expectativas, padrões de sociabilidade, etc.”, afetando chances dos indivíduos.
O professor mostra dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 2007 a 2010 com percentuais de distribuição dos fatores de desigualdade. Os objetivos do estudo, segundo ele, foram: descrever padrões de segregação escolar em quatro grandes cidades brasileiras; buscar pistas de influências de regras de matrículas nas redes públicas sobre indicadores de segregação; explorar o quadro da segregação escolar, considerando também as escolas privadas.
Assista ao vídeo e confira a palestra na íntegra:
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp