Tese analisa experiências e discursos que resultaram na ampliação dos sentidos da democracia participativa no País

02/04/15

Em entrevista para a UNIVESP TV, Ana Cláudia Chaves Teixeira fala sobre a sua tese de doutorado Para além do voto: uma narrativa sobre a democracia participativa no Brasil (1975-2010), defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. O trabalho foi vencedor do Prêmio Capes 2014, na área de Sociologia.

De acordo com Teixeira, ela buscou recuperar o imaginário social sobre a democracia participativa ao longo dos 35 anos estudados, com um olhar voltado tanto para as ideias como para as experiências concretas realizadas no período.

O processo político poderia ser divido em três fases, segundo a autora, cada uma delas com uma visão dominante diferente. O momento inicial, em 1975, teria uma visão da democracia como participação do sujeito. “A ideia é emancipar e conscientizar o cidadão dos seus direitos”, explica.

O segundo período, entre os anos 1990 e 2002, teria como visão dominante a do modo deliberativo, com espaços para orçamento participativo e a presença dos conselhos. “A ideia é participar ativamente dessa política pública e partilhar esse poder de decisão”, analisa Teixeira.

Já a terceira fase compreenderia o período de 2003 a 2010, e seria baseada no processo de escuta, momento das audiências públicas e conferências. “Praticamente todos os ministérios fizeram audiências públicas, o espaço e as vozes aumentam [no período]”. Algo a ser comemorado, segundo a pesquisadora, considerando a trajetória autoritária de uma sociedade como a nossa.

Assista ao programa: