10/05/18

A pedagoga e tecnóloga em Fundamentos Jurídicos, Fernanda Gouveia foi nomeada hoje (10/05), pelo Governador Márcio França para comandar a Universidade Virtual do Estado (Univesp). Ela substitui a professora Maria Alice Carraturi, que deixou a instituição no último dia 28.

Fernanda nasceu em 26 de novembro de 1974, na cidade de São Paulo. Ela mudou com a família para São Vicente aos seis anos, onde reside até o momento. Na cidade do litoral paulista, a pedagoga participou do desenvolvimento de diversas iniciativas voltadas à população. Aos 18 anos foi assessora parlamentar da Câmara dos Vereadores, em seguida comandou o departamento da Juventude de São Vicente, um dos primeiros do Estado.

Atuante no terceiro setor, por meio de organizações não governamentais, Fernanda se dedicou a Programas de Educação a Distância por mais de cinco anos, além de ações sociais destinadas a pessoas em alta vulnerabilidade social. Nos últimos anos, ela foi responsável pelo planejamento, elaboração e execução de políticas públicas voltadas a dependentes químicos, especificamente em estratégias de redução de danos, baseadas em modelos internacionais, com práticas pioneiras no Brasil.

De acordo com a pedagoga sua missão na Univesp é garantir a expansão da educação a distância, sem perder a qualidade. “Espero contribuir para o processo de democratização do ensino superior no Brasil, principalmente destinado às pessoas mais vulneráveis. Acredito que a educação transforma”, ressalta.