Ricardo Karam é professor da Universidade de Copenhague, Dinamarca, e realizou uma pesquisa voltada à formação de professores na Universidade de Hamburgo, Alemanha. Karam participou do 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Tecnologia, em São Paulo, e contou sobre o estudo que pretende mostrar como a Física pode tornar o ensino da Matemática mais atraente.
Segundo Karam, o beneficio de se estudar a Física é que através desta matéria, a Matemática ganha sentido e desperta o interesse do estudante. “Se o aluno percebe de onde vêm esses conceitos matemáticos, a Matemática deixa der ser algo pronto e passa a ter um porquê”, explica.
O pesquisador faz, ainda, uma breve comparação com a formação dos professores na Alemanha e Brasil. Para Karam, a principal diferença está na preparação do professor, que na Alemanha se estende após o término do curso superior, tendo uma espécie de residência (como ocorre nos cursos de Medicina, no Brasil), com duração média de um ano. “É muito importante esse sistema, porque leva o professor para uma realidade do dia a dia nas escolas”, avalia.
Karam conversou com o apresentador Fábio Eitelberg, da UNIVESP TV. Confira a entrevista completa:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março