Nesta edição do programa Educação Brasileira, Fábio Eitelberg conversa com os pesquisadores Claudemir Belintane e Katia Arilha Nanci da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), autores da pesquisa “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos”.
Na entrevista, Belintane explica que a iniciativa para o trabalho partiu da demanda de alfabetização das crianças brasileiras e conta os objetivos da pesquisa que durou quatro anos e foi realizada em três localidades: São Paulo (Escola de Aplicação da FE-USP), Pará (Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará) e Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte (Escola Municipal Nila Rego).
Os pesquisadores atuaram diretamente na sala de aula e as preocupações principais foram ensinar a leitura, lidar com turmas heterogêneas e adaptar o currículo aos nove anos de Ensino Fundamental. Entenda mais sobre a pesquisa no vídeo a seguir:
Mais de Notícias
-
Estudantes classificados no Provão Paulista devem escolher os cursos para o segundo semestre
-
Univesp prorroga prazo para inscrições do Vestibular 2024 até 12 de abril
-
Estudantes da Univesp criam material didático personalizado para auxiliar crianças com TDAH
-
Governo de SP promove 1ª Jornada Estadual de Conscientização do Autismo
-
SP abre curso a profissionais que atendem mulheres com deficiência vítimas de violência