Atividades reúnem especialistas de Pedagogia, Matemática e Engenharia; as inscrições estão abertas a alunos, ex-alunos e interessados nos temas

17/05/19


O polo de ensino de Santos, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), realiza a partir do fim de maio (27/05 - 06/06), às 19h, a 1ª Roda de Conversas - Saberes Compartilhados, duas semanas de palestras e oficinas com profissionais das áreas de Pedagogia, Matemática e Engenharia.

Os encontros são presenciais e direcionados a alunos da unidade, ex-alunos, gestores, professores e interessados nos debates. “As rodas de conversa propõem a reflexão e ação, o desenvolvimento da criticidade, a autonomia e a busca de soluções para problemas do cotidiano educacional e social. Contaremos com professores, mestres e doutores especialistas em suas áreas de atuação”, afirmou a coordenadora do polo, Lilian Cristina dos Santos.

 As inscrições são on-line, gratuitas e devem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/bfDs5RNE25897CBz5 .

Para os estudantes do polo, as atividades poderão ser aproveitadas como atividades extracurriculares complementares. O Polo de Santos da Univesp fica na Rua Sete de Setembro, 34, Vila Nova.

Confira a programação abaixo:

27/05 - Ensino Crítico em um Ambiente de Modelagem Matemática: Ações e Reflexões – Doutoranda Profª Ana Paula Pita 

Ementa: A oficina abordará a Modelagem Matemática na perspectiva sócio crítica. O foco será o desenvolvimento de atividades práticas, ressaltando o benefício que elas podem proporcionar tanto aos discentes quanto aos docentes. Em tais atividades práticas serão discutidos os conhecimentos matemáticos, tecnológicos e reflexivos.

Mini currículo: Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista -UNESP, possui Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP, Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE.
Experiência acadêmica nas áreas: Ensino de Matemática, Resolução de Problemas, Pensamento Algébrico e Educação de Jovens e Adultos.
 

28/05 - A Educação Integral e o Diálogo com os Territórios Educativos- Mestra Profª Ligia Di Bela

Ementa: A educação integral não se faz somente no desenvolvimento pleno dos alunos que estão dentro da escola, nem se faz com a ampliação da jornada, mas se faz na junção do fazer intencional da apropriação do conhecimento e a significação desses saberes pelos estudantes das escolas validados nos ambientes que cercam os espaços escolares. A escola saindo dos seus muros e buscando no seu entorno os parceiros possíveis, e transbordando desse entornos e vendo no bairro e nesse bairro vislumbrar a cidade e nela se ver como cidadão.

Mini Currículo: Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos, graduada em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Católica de Santos, especializada em Psicologia Escolar, atuou como Gestora Escolar e Supervisora de Ensino, contribuiu com a Educação Inclusiva, Plano Municipal de Educação do município de Santos, Participou do comitê organizador da CONAE, da Comissão de Estudos e Fomentos da Educação Integral na Secretaria Municipal de Educação de Santos, entre outros.

 

29/05 - Processos Avaliativos: Entre Resistências e Insistências – Doutorando Prof. Eneas Machado

Ementa: Breve contato com algumas concepções teóricas sobre processos avaliativos dentro do Sistema Educacional Brasileiro, à luz de alguns autores que influenciam as práticas pedagógicas, políticas e pensamentos deste tempo.

Mini currículo: Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Lusíada, especializado em Psicodrama Pedagógico pela SOSAP, graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos e Mestrado em Ensino Fundamental pelo Centro Universitário Monte Serrat. Compõe o Grupo de Pesquisa Instituições de Ensino: Políticas e Práticas Pedagógicas do CNpq pela UNISANTOS. Doutorando em Políticas e Práticas Pedagógicas pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, entre outros.

 

30/05 - A Inclusão Educacional do Aluno Surdo – Mestra Samanta Noronha

Ementa: A inclusão de alunos surdos é tema frequente discutido por docentes e gestores, que buscam qualidade no atendimento a esses alunos. Observa-se, imensa dificuldade em estabelecer metas tangíveis para o sucesso da escolarização deste alunado. O aluno surdo ao ingressar à rede regular de ensino, é recebido por profissionais pouco informados sobre suas particularidades educacionais, o que em alguns casos, acarreta práticas educacionais ineficazes, traduzido por níveis de escolarização ainda indesejáveis. A proposta desta conversa é ampliar o debate, aprimorar o olhar e disseminar a cultura das boas práticas.

Mini currículo: Fundadora do Centro de Treinamento Educação e Cultura Surda, Ser Surdo, em São Vicente-SP, consultora em Surdez e Libras. Pedagoga, Neuropsicopedagoga Clínica Institucional e Inclusiva, Especialista em Libras e Educação de Surdos. Professora de Educação Básica, Conteudista e Tutora de Educação a distância. Concluiu Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, co - Autora do Livro Surdez e Libras Conhecimento em Suas Mãos, entre outros.

 

03/06 - Gestão da Sala de Aula, Desafios do Professor do Século XXI- Profª Carla Berretini Mansur

Ementa: O tema vai abordar a gestão da sala de aula e promover reflexões sobre a importância das estratégias bem planejadas, o conhecimento da sua realidade e o foco na aprendizagem bem-sucedida.

Mini Currículo: Iniciou em 1990, como professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de Santos. Atualmente é Coordenadora Pedagógica de uma escola municipal, com alunos do 1o ao 5o ano. Formada em Pedagogia e Artes Plásticas, tem especialização em Psicopedagogia pela Gama Filho do Rio de Janeiro e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos, está cursando Gestão da Educação Pública pela UNIFESP no Polo Santos. Atuou como Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Santos de 1997 a 2001 e foi Diretora de uma unidade de Educação Infantil em 2012. 

04/06 - Quem Planta Colhe: O Poder da Semente na Vida Social e Profissional – Pós-Graduando em História e Cultura do Brasil Contemporâneo Renato Marchesini

Ementa: A conversa será em torno de como uma decisão pode ser assumida, qual a importância da semente nas relações sociais e profissionais? Cidadania, ética e política: a necessidade de se conhecer e refletir a respeito das relações que organizam a vida em sociedade. Como estabelecer relação com o cotidiano social e com o mercado de trabalho.

Mini Currículo: Bacharel em Turismo; pós-Graduado em Ecoturismo; em Gestão Pública; em Esportes e Atividades Inclusivas para Pessoas com Deficiência; Pós-Graduando em História e Cultura do Brasil Contemporâneo;( os 3 últimos, pelo Polo de Santos. Atua como guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais (Ecoturismo) pelo Ministério do Turismo. Possui artigos científicos apresentados e publicados, entre outros.
 

04/06 - Sustentabilidade em Ambientes Escolares e a Energia Solar – Engenheiro de Produção Gilberto Branco

Ementa: A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante e principalmente indispensável quando o foco é a assimilação e disseminação do conceito, e o ambiente escolar é o ponto de convergência com o ambiente ideal com as mentes prontas para a sua discussão.

Mini currículo: Técnico em Eletrônica e Engenheiro de Produção (final em junho/19) pela UNIVESP no Polo Santos. Sócio proprietário de empresa de engenharia voltada aos segmentos de eficiência energética e automação industrial, especializado em Ciências Ambientais pela Ryerson University (Canadá – 1996), possui formação em equipamentos de monitoração ambiental – EUA e Alemanha, professor do Curso Técnico de Instrumentação nas disciplinas de eletrônica e analisadores de processos industriais, entre outros.

05/06 - Educação Integral – Pontos que Brilham! - Inovar Reconhecendo Nossos Alunos e seus Direitos- Prof. Anderson dos Santos Andrade

Ementa: Essa vivência vai tratar sobre a educação como um processo que articula, ao mesmo tempo, a preservação de valores, tradições e conteúdos que ainda fazem sentido na época atual e os aspectos inovadores do mundo contemporâneo, de modo a apontar perspectivas de futuro para as novas gerações tendo como mote promover o desenvolvimento do indivíduo em suas múltiplas dimensões (intelectual, emocional, social, física e simbólica) e sua implementação requerendo o envolvimento e a articulação de diversos agentes, tempos e espaços. Vamos participar dessa viagem...como protagonistas?

Mini currículo: Ganhador do Prêmio Educador Santista – 2017 – 1o Lugar, pedagogo pela Universidade Unimonte, pós-graduado em Gestão pela Universidade Federal de São Carlos, formado em Letras, Universidade Unimonte. Graduado em Faculdade de Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Unimonte, possui larga experiência em desenvolvimento de projetos.

06/06 - Educação Étnico Racial – Mestranda Profª Yvie Cristina Favero

Ementa: Nesta roda pretendemos conversar acerca da Lei 10639/03 e o fazer docente e discente a partir dela. Por meio de uma provocação, espera-se que os participantes reflitam acerca de identidades negras, constituição do povo brasileiro, riquezas construídas e valorização da pessoa humana, desafios a serem tratados em sala de aula desde a educação infantil.

Mini currículo: Gestora pública e professora. Aluna do mestrado em educação superior na Argentina. Atua no combate ao racismo e quaisquer formas de intolerância há mais de 20 anos e participa da executiva estadual da Unegro - União de Negras e Negros pela Igualdade. Também atua na organização municipal da União Brasileira de Mulheres e faz parte do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso do Guarujá.