Quatro grupos apresentaram projetos visando soluções para problemas detectados em escolas do município e da cidade de Quadra

30/11/18

O polo de ensino do município do Tatuí, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), promoveu na última segunda-feira (26/11), o 1º Encontro do Projeto Integrador do curso de Pedagogia. O evento aconteceu no auditório da Fatec Tatuí e contou com a apresentação de quatro projetos, com foco nas principais necessidades de escolas municipais de Tatuí e da cidade de Quadra. A iniciativa teve como mentora da apresentação pública, a mediadora presencial de Pedagogia do polo, Olini Giocanda Dalmasio.

Os projetos foram apresentados em slides e banners, com os seguintes temas: "A Organização no Ambiente Escolar: Local de Acolhimento ao Estudante", pesquisa feita junto à EMEF “Profª. Magaly Azambuja de Toledo”, de Tatuí; "O Uso da Robótica Educacional para Ensino da Multiplicação" (EMEF “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, de Tatuí); "A Importância da Participação da Família na Vida Escolar das Crianças" (EMEF “Profª. Eunice Pereira de Camargo”, de Tatuí); "Tecnologias na Escola: Abordagem Tridimensional" (EMEF “Prof. João Inácio Soares”, de Quadra).

De acordo com o coordenador pedagógico do polo Tatuí, professor Willians Vieira Sales, o propósito do Projeto Integrador é fazer com que os alunos se apropriem do exercício da profissão de maneira prática, detectando os problemas existentes na sociedade dentro de suas respectivas áreas, apresentando criatividade na solução ou minimização dos problemas.

“A base desse Projeto foi pesquisa in loco, junto à equipe gestora das escolas e ao grupo docente, dos problemas mais evidentes em relação aos alunos ou à comunidade escolar. Levantados os dados para a análise, os graduandos buscaram soluções objetivadas com o apoio teórico dos módulos em estudo e associadas a uma base tecnológica”, explicou Willians.

Após a apresentação dos projetos, houve um momento de integração entre os participantes do evento, durante um coffee break oferecido pelos próprios estudantes e estabelecimentos locais.

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Educação profa. Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, do vice-diretor da Fatec Tatuí, prof. doutor Anderson Luís de Sousa, do coordenador pedagógico do polo Univesp Tatuí, prof. Willians Vieira Sales, da coordenadora pedagógica do Polo Univesp de Araçoiaba da Serra, prof. Edileusa Lopes da Silva Moraes, e da coordenadora pedagógica do Polo Univesp de Capela do Alto, Janaina Maria de Moraes.