Univesp ofertará mil vagas no vestibular 2021 para os alunos premiados na edição da competição 2020; a ideia é disponibilizar três vagas por polos em todo o Estado

22/10/19

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, professor Rodolfo Azevedo, anunciou durante a entrega dos prêmios da 3ª edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), uma das ações do “Programa Vem pra USP!”, convênio, que prevê mil vagas da Univesp em 2021, destinadas a alunos do terceiro ano do ensino médio, premiados na próxima edição da CUCo. Este ano, a iniciativa contemplou 7.182 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio público do Estado de São Paulo.

Os jovens ganharam isenção da taxa do vestibular da Fuvest (2.910 candidatos), visitas aos campi, aulas, monitorias online, certificados e bolsas de pré-iniciação científica e de estágios. Para as escolas e grêmios estudantis com maior índice de participação na CUCo, o prêmio foi em dinheiro e deverá ser revertido em benefício da própria instituição. Já os professores incentivadores, indicados pelos alunos, participam de um evento de graduação na USP, com diária paga. No total, os recursos investidos na premiação ultrapassaram R$ 600 mil reais.

Em seu discurso, Azevedo ressaltou a importância da premiação e destacou o papel do professor como um verdadeiro incentivador. “Vocês alunos fizeram algo muito grande e aceitaram o desafio em participar de uma competição, que só vai acrescentar na vida de todos. Somos movidos a desafios, e eu como presidente da Univesp, aceitei para o ano que vem, destinar mil vagas aos melhores colocados da CUCo. A Univesp já conta com 373 polos em 316 municípios. No próximo processo seletivo vamos continuar a oferecer mais cursos e expandir ainda mais. Nosso lema é levar graduação de qualidade para perto do estudante. Parabéns!”, finalizou.

Em sua fala emocionada, o vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Carlos Hernandes, agradeceu a todos os participantes e a parceria com a Univesp. “É uma satisfação muito grande estar em um evento como esse. Quero agradecer ao professor Rodolfo que fez essa bela surpresa. Temos as quatro universidades paulistas, e na Univesp o professor Rodolfo está fazendo uma revolução. Gostaria de parabenizar aos estudantes e a todos os presentes que trabalharam para fazer esse projeto caminhar. Temos que valorizar a escola pública, ela nos dá futuro. A gestão e o respeito devem estar presente na sala de aula. Os estudantes aqui presentes se destacaram em 140 mil pessoas e a partir de hoje podem ganhar um presente valioso, uma vaga em universidade pública”, disse.

De acordo com o coordenador da competição, professor Herbert Alexandre João, o número de inscritos bateu recorde. “Na edição de 2019, foram inscritos 140 mil estudantes de 3.710 escolas públicas. Mais de 600 cidades receberam provas da CUCo, ou seja, abrangeu mais de 80% do Estado. Aos que competem, o prêmio é continuar estudando. A iniciativa é uma oportunidade, a janela para um novo mundo”, falou.

A cerimônia aconteceu na Cidade Universitária, na capital paulista e contou com as presenças de outras autoridades, entre elas: o pró-reitor de graduação, professor Edmund Chada Baracat, a diretora da Escola Politécnica, Liedi Legi Bernucci, a diretora executiva da Fuvest, Belmira Amélia de Barros e as representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Cristina Mabelini e do Centro Paula Souza, professora Lucilia Guerra.

Vem para USP!

Realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o Programa Vem pra USP!, tem o objetivo de incentivar os jovens a ingressar nos cursos de graduação da USP e estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático de vestibulares.

Sobre a CUCo

Quem pode participar?

Todos os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo, incluindo as ETECs, Institutos Federais e demais escolas da rede pública, como colégios de aplicação.

Como fazer a inscrição?

É preciso estar atento aos prazos do calendário. A inscrição é realizada pelo site fuvest.br. Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online. Com a inscrição, o aluno pode realizar a primeira prova no mesmo site, é só ficar atento à data da prova.

Como é a prova?

A primeira fase é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências, matemática e língua portuguesa. Os que tiverem o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e inclui 45 testes. São 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. A prova é na escola onde o aluno está matriculado.