Apresentação foi no Ahead by Bett, iniciativa que ocorre durante a maior feira de tecnologia e educação da América Latina

12/05/23


O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, moderou nesta sexta-feira (12/05), o Painel “Novos Modelos de Negócios para Educação Superior e Profissional”, no Ahead by Bett, evento que acontece durante a Bett Brasil, maior feira de tecnologia e educação da América Latina, na Expo Transamérica, na capital paulista. Com o propósito de fomentar o diálogo sobre a etapa final da educação e o preparo do estudante para o ingresso no mercado de trabalho, a iniciativa contou com a participação do gerente de Educação Profissional e Superior do Senai, Mateus de Freitas, a diretora vice superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Bianco, e o superintendente institucional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Rodrigo Dib. 

Durante sua exposição, o presidente destacou os principais números da Univesp e os desafios de manter a qualidade no Ensino Superior. “Há quase três meses estou à frente da Univesp, uma universidade a distância inclusiva, com mais de 60 mil alunos e 424 polos em todo o Estado. Para manter a qualidade do ensino, nós, como professores, temos que mudar a educação. Precisamos inovar, usar metodologias interativas que despertem o interesse dos estudantes. Todos dizem que o Brasil é o país do futuro, fato que será possível quando transformamos o modo de ensinar”, destacou.  

Após uma breve apresentação, Borges convidou Emilena para mostrar as iniciativas do CPS, entre elas, o Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), um novo modelo ofertado desde 2019, que permite a conclusão do ensino médio, técnico e superior, em cinco anos e o Mercado do Futuro, que atua com trilhas profissionais híbridas, metodologia de aprendizagem e avaliação de competências. “Os professores ministram as disciplinas com o apoio de empresas parceiras. Os docentes que oferecem aulas nesse método são facilitadores, devem ter um perfil empreendedor e incentivar o trabalho colaborativo”, ressaltou. 

Na sequência, Freitas explicou como o SENAI atua com a educação. “Estamos fazendo uma modificaçãp digital dentro do Sistema, aumentando a qualidade do nosso ensino, por meio de plataformas. Hoje, trabalhamos com três frentes, universidades corporativas das empresas, Life long Learning e aliança de instituições de ensino. Temos 35 faculdades e dois centros universitários. Vamos transformar escolas em polos de ensino superior espalhados pelo Brasil mas, para ampliarmos a escala, precisamos da participação de todos”, explicou. 

O superintendente do CIEE, explicou que mais de 60% dos jovens usam o estágio para se sustentar. “Temos que olhar para o mercado de trabalho e ver os programas que serão úteis para os jovens que vieram de qualquer rede. A primeira vertente é o aprendiz, a segunda, o estágio, e a terceira, o registro em carteira, então precisamos fazer uma reflexão de como unir empregabilidade com estudos. Seria muito bom que o brasileiro pudesse só estudar, mas nossa realidade é outra. Dessa forma, precisamos criar modelos onde o jovem estude e também consiga pagar suas contas e, até mesmo, seus estudos. O estágio é uma ótima alavanca de oportunidade” avaliou Dib.  

No final da apresentação, Borges perguntou aos convidados como trabalhar Soft Skills e escalar a formação superior em Tecnologia. Para todos os profissionais, o aumento da oferta de cursos na área de Tecnologia só será possível por meio de alianças, união de diversas instituições de ensino e demandantes do mercado de trabalho.  

Sobre Ahead by Bett  

Evento direcionado à Educação Superior e Profissional, acontece durante a Bett Brasil 2023. A área de exposição do Ahead by Bett deve receber mais de 20 marcas nacionais e internacionais, com produtos, soluções e serviços dedicados a esse público. Entre os expositores estão Grupo Educacional Faveni; Univesp, Canvas by Instructure; Adsecurity; Fundação Vanzolini; Revista Ensino Superior; MUST University, Senai e FIA Business School, entre outras. Outro destaque do novo evento é o Auditório Ahead, com cerca de 16 painéis de debate com a participação de mais de 40 palestrantes. A agenda de conteúdo aborda as cinco temáticas principais: hibridismo, empregabilidade, inovação (nos novos modelos de ensino), curricularização da extensão e formação inicial de educadores. 


Sobre a Bett Brasil 

A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. Em 2023, com um público estimado de 35 mil pessoas, a feira reúne de 09 a 12 de maio na capital paulista, profissionais que dialogam sobre o futuro da Educação e do Trabalho no país, por meio de pautas atuais como os rumos do Novo Ensino Médio, o uso da Inteligência Artificial e do ChatGPT em sala de aula, a educação midiática, o combate às fake news, a gamificação como recurso de aprendizagem, entre outras temáticas do ecossistema educacional. 

Ao todo, a Bett Brasil conta com nove auditórios simultâneos, divididos pelas áreas: Congresso Bett Brasil (Currículo, Tecnologia, Avaliação, Desenvolvimento de Educadores, Aprendizagem e Diversidade); Ahead by Bett (Empregabilidade, Hibridismo, Inovação, Formação Inicial e Curricularização da Extensão); e Fórum de Gestores. Saiba mais em: https://brasil.bettshow.com
 

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.  Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do vestibular 2023.