Encontro on-line promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna reúne diretores de universidades para discutir o ingresso de estudantes no ensino superior

27/07/23

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, professor Marcos Borges, participa na próxima terça-feira (02/08), às 16h, do Webinar gratuito ‘Provão Paulista e o Acesso ao Ensino Superior’, promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna, no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto (IEA/USP-RP).

O encontro virtual abordará o Provão Paulista e o impacto da iniciativa no Ensino Superior do Estado de SP, as perspectivas das universidades estaduais e a apresentação de pesquisas e estudos sobre a avaliação do tema.

Além do presidente da Univesp, o debate conta com o pró-reitor da USP, Aluisio Segurado, a pró-reitora da Unesp, Célia Giacheti, o pró-reitor da Unicamp, Ivan Toro, e o coordenador das Fatecs, Rafael Alves. A condução será feita por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no IEA/USP-RP e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE).

A transmissão poderá ser assistida no canal do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo no YouTube e Facebook. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever no formulário.

Sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna

A Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP, no polo Ribeirão Preto, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre educação no Brasil. Ela tem como objetivo fomentar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da educação básica e superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo este conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho de políticas públicas.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do Vestibular 2023.