Rodolfo Azevedo apresentou as ações da universidade; região possui 28 polos de apoio presencial da instituição

11/09/19

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Rodolfo Azevedo, participou nesta quarta-feira (11/09), do 24º Conselho de Desenvolvimento da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. No encontro, foram apresentadas ações da Univesp no Estado e região. O evento, presidido pelo prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, contou com a presença do chefe de gabinete da universidade, Elias Drummond, de representantes dos municípios que fazem parte do Conselho e de Secretarias de Estado.

Entre as temáticas abordadas na palestra, estão o modelo de apoio pedagógico da universidade, dados dos últimos vestibulares, perfil dos alunos matriculados, iniciativas voltadas à educação superior a distância e critérios para instalação de unidade presencial. “A região conta com 28 polos, distribuídos em 26 municípios. Apresentar as novidades da Univesp e estreitar laços com os nossos parceiros é fundamental para promover desenvolvimento, expansão e a universalização do acesso ao ensino superior público por meio da modalidade a distância”.

De acordo com Azevedo, a reunião também permitiu que outras cidades conheçam a Univesp e possam ter um polo. “Pretendemos expandir e garantir a inclusão de um ensino público de qualidade em mais de 50% do Estado. Já estamos em 44% do território paulista. Faremos essa expansão de maneira organizada e planejada. As cidades interessadas poderão conhecer o nosso método e ter indicações de como ter uma unidade presencial”, ressaltou.

Na região, já foram ofertadas mais de 4 mil vagas da universidade. No vestibular de 2019, participaram 15 municípios e oferecidas mais de 400 vagas. “A ideia é que todos os polos da universidade em condições favoráveis possam oferecer vagas regularmente”, explica o presidente.

Para fazer parte da Univesp, a cidade interessada deverá manifestar interesse por meio do preenchimento de formulário de credenciamento, disponível no endereço: https://univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp.

A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Conselho

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi instituído com a criação da RMVALE-LN pela Lei Complementar 1.166, de 9 de janeiro de 2012. É composto, de forma paritária, pelos prefeitos dos 39 municípios da região e representantes do Governo do Estado.

O Conselho é a principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMVALE-LN com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.