Saiba em programa da UNIVESP TV como o livro Gênesis da Bíblia influenciou na escolha do tema pelo poeta inglês

21/12/15

Poema épico considerado o mais importante da língua inglesa, O Paraíso Perdido foi publicado em 1667 pelo poeta, polemista e intelectual inglês  John Milton, puritano que lutou contra a monarquia e fez parte do governo de Oliver Cromwell. A obra narra a queda do homem a partir da desobediência de Adão e Eva às determinações de Deus no Jardim do Éden.

Para falar sobre o poema, o programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV, recebe o professor de literatura inglesa e estudos da tradução da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, John Milton, xará do autor.

Milton explica ao jornalista Ederson Granetto como o poeta conduziu sua narrativa de 12 contos em versos brancos decassílabos (ou seja, versos sem rimas com dez sílabas poéticas), que começa com a expulsão de Satã do Céu por ter se revoltado contra Deus. O professor esclarece ainda como o momento político inglês influenciou na escolha do tema, baseado no livro Gênesis, da Bíblia.

Assista ao programa: