Professora da Universidade de São Paulo explica sobre a obra publicada no século XVIII

28/07/14

No último programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV, o apresentador Ederson Granetto entrevistou Sandra Vasconcelos, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), sobre o famoso livro Robinson Crusoé, escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719.

O livro de Defoe conta, como diz seu primeiro título, “A vida e as estranhas e surpreendentes aventuras de Robinson Crusoé, de York, marujo: que viveu 28 anos sozinho numa ilha deserta na costa da América, perto da embocadura do Grande Rio Orinoco; tendo sido lançado à costa por um naufrágio, no qual morreram todos os homens, menos ele”.

A obra é uma interessante aventura que aborda temas como a culpa, a relação do homem com a providência divina, a relação entre diferentes culturas e o colonialismo inglês.

Vasconcelos explica que Robinson Crusoé é considerado um “romance fundador”, pois praticamente antecipa o romance realista moderno. A professora conta, ainda, sobre a vida do autor inglês, até a publicação do seu mais importante livro.

Assista: