Grupo de Gestão Pública, do polo de Itapecerica da Serra, visou minimizar desigualdades sociais no ambiente escolar; iniciativa resultou em artigo apresentado em Congresso

28/01/22

Os estudantes de Gestão Pública Ana Cristina da Silva, Camila Canuto, Gabriela Morato, Marcelo Lira, Roberto Bispo e Sergio Clemente, do polo de Itapecerica da Serra, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) apresentaram no segundo semestre de 2021, o Projeto Integrador “Ações afirmativas para a construção da cidadania e redução das desigualdades sociais”.

A iniciativa teve como proposta capacitar gestores, professores e funcionários da EMEF Prof. Theodomiro Monteiro do Amaral, do município de São Paulo, para incentivar práticas pedagógicas que minimizem as desigualdades sociais no ambiente escolar. De acordo com o relatório final do Projeto, o grupo acredita que o ambiente escolar é um espaço rico e ideal para o debate de questões sócio-históricas de raízes culturais e afrodescendentes.

O trabalho propôs a cartilha digital “Ações afirmativas para a construção da cidadania e redução das desigualdades sociais”, e o “Roteiro de Capacitação”, documento orientador para o trabalho de capacitação dos gestores junto à equipe escolar.

Cartilha
A cartilha foi feita em formato digital e está hospedada no Wix.com, plataforma on-line utilizada para criação e hospedagem de websites. “A plataforma Wix foi escolhida por ser livre para colocar qualquer tipo de texto, imagem ou vídeo. O que também pesou na escolha dessa base tecnológica foi o fato dela ser gratuita e de se adaptar automaticamente para versão mobile (celular, tablet ou desktop), sendo assim acessível a todos com acesso à internet”, afirmou a equipe.

O material foi construído em cinco páginas / abas: Conhecendo o projeto, que apresenta sua justificativa; Um pouco da história, mostra um pouco da história do racismo no Brasil e estatísticas; Legislação pertinente, exibe as leis que regem o tema no Brasil até chegar no âmbito escolar; Leitura complementar, com sugestões de literatura da área, links para ONGs e demais entidades da sociedade civil que trabalham para a construção da cidadania igualitária no Brasil e Ações afirmativas, em formato de blog, com a possibilidade de inserção de conteúdos pela gestão escolar

Roteiro de Capacitação
O documento descreve em detalhes a estrutura do evento e todos os recursos que devem ser alocados para a sua realização, apresentando um roteiro inicial para a capacitação no formato presencial ou on-line. Orienta ainda sobre todo o processo de documentação, registro e avaliação, tanto dos capacitados, como do encontro.

Congresso
A cartilha digital resultou em artigo feito pelos estudantes Sergio Clemente e Camila Canuto, com orientação do professor José Acácio Beloti Filho, apresentado ano passado no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento, realizado de maneira virtual na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, teve o tema “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”.