Alunos de Ciência de Dados desenvolvem plataforma digital para ampliar acesso de livros na universidade
Os estudantes Douglas da Silva, Geovana dos Santos, José Londe, Licia Costa e Luiz Gustavo Véras, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), dos polos de Bragança Paulista, Campinas e Várzea Paulista, são os responsáveis pela criação do Projeto Integrador (PI) “Biblioteca Digital: Gerenciando Sem Papel”, orientados por Ezra Zinete Silva Gurgel. O objetivo da iniciativa foi a produção de uma plataforma digital para o Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Unicamp, onde os discentes tenham acesso gratuito ao acervo de cerca de 700 obras literárias.
De acordo com a equipe, a proposta é democratizar e ampliar o alcance dos livros oferecidos pela universidade, com uma revitalização e automação da biblioteca. No desenvolvimento do trabalho, os futuros cientistas de dados entrevistaram colaboradores para entender melhor o funcionamento do local e desenvolver o software com base nas necessidades e recursos disponíveis.
A metodologia usada em todo o processo foi a do Design Thinking, dividido em três partes, imersão, análise e prototipação, etapa na qual o projeto é introduzido e testado.
Por meio de uma ferramenta de desenvolvimento web em Python, o framework web Django, e um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), a equipe desenvolveu um software de sistema de biblioteca digital para administrar o acervo. O esquema de banco de dados apresentado atende às necessidades específicas do dispositivo, faz uma organização entre tabelas para livros, autores, editores, usuários, funcionários, empréstimos e gêneros. O software foi implementado em serviço de nuvem para que seja acessível via web por todos os alunos.
A plataforma permite ao usuário buscar livros por títulos e solicitar reservas, além de avisar quando o empréstimo da obra for expirar. O bibliotecário possui uma lista com todos os livros emprestados e ferramentas para inserir ou remover nomes do catálogo. O projeto conta também com tecnologias de acessibilidade, para que portadores de deficiências visuais possam realizar as mesmas ações dentro da aplicação web.
Segundo os idealizadores, a ação desenvolvida demonstra a importância da inovação, o aprimoramento do ensino e a facilitação do acesso a recursos acadêmicos. “O PI mostrou como a tecnologia e a dedicação podem criar oportunidades educacionais mais amplas e inclusivas”, destacaram.
Para mais informações, assista ao vídeo do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil