Sistema Plant.IO facilita o cuidado e manutenção dos espaços por meio de hardware e um aplicativo para dispositivos móveis

09/04/19

Os alunos Carlos Eduardo Matos da Luz, Igor Savitsky, João Paulo Domingos Terrazam e Mônica Picollo Bignami, do curso de Engenharia de Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Araras, apresentaram em 2018 o Projeto Integrador “Internet das Coisas aplicada em hortas caseiras: Sistema Plant.IO”. A ideia surgiu após o grupo utilizar a metodologia do Design Thinking para auxiliar uma moradora do município de Limeira, interior de São Paulo, nos cuidados de sua horta.

Com base em estudos e pesquisas científicas, a equipe desenvolveu um sistema que consiste em um hardware e um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android. “A ferramenta faz uso de diversos sensores para automatizar a rega da horta e o aplicativo controla as ações sobre ela. Com esse sistema, estima-se que o público-alvo tenha de forma rápida e fácil o controle da quantidade de água utilizada e em quais horários as plantas serão regadas de acordo com as condições ambientais obtidas pelos sensores”, explicou Mônica Picollo Bignami.

Para produzir o aplicativo, o grupo utilizou a plataforma Android Studio. “Ela é um framework de desenvolvimento mobile para o sistema operacional Android, da Google. O Android Studio faz uso da linguagem Java, de forma que foi possível utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Programação de Computadores e Programação Orientada à Objetos, ofertadas pela Univesp, que abordaram especificamente essa linguagem”, disse a aluna.

De acordo com a equipe, outras disciplinas ofertadas pela universidade também foram essenciais para a elaboração do projeto: Produção de Textos e Metodologia Científica, Circuitos Lógicos, Eletrônica Digital, Banco de dados, e Engenharia de Software. “Essas matérias concederam conhecimentos básicos para a produção dos relatórios, formas de pesquisas, de componentes eletrônicos, programação de computadores e banco de dados, que deram base para o desenvolvimento de aplicações para smartphone”, completou Mônica.

O grupo acredita que o sistema pode ser replicado e estendido, futuramente, a outros proprietários que tenham a mesma necessidade de cuidados com as hortas. No semestre seguinte, os estudantes deram continuidade a esta proposta e apresentaram o “Projeto de sistemas embarcados voltado para hortas caseiras: Sistema Plant.IO- Versão 2.0”.

Confira o vídeo do último projeto, aqui.