Com a iniciativa, grupo do polo de Quatá busca agilidade e sustentabilidade; ação foi aplicada em farmácia do município

12/08/20

Imagine receber seus remédios em casa por meio de drones. O conceito é possível e foi explorado pelos alunos de Engenharia de Produção, do polo de Quatá, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Alexandre Paggi, Antônio Pereira Junior, Cleber Barbosa, Jonas Matheus da Silva, Saulo Gimenez e Viviana Barrios da Silva, no Projeto Integrador (PI) “Compra de Medicamentos via Aplicativo e Entrega via Drone”. O trabalho, com tutoria de Jorge Alberto Guedes, foi apresentado no segundo semestre de 2019 e teve como objetivo agilizar as entregas de uma farmácia local, minimizar o risco de acidentes com entregadores motociclistas e economizar combustíveis fósseis.

Após pesquisas, os discentes concluíram que o teste com drones poderia ser feito na Drogaria Asa Branca, localizada no centro de Quatá. O local faz entregas por motocicletas e aceitou a proposta dos estudantes. Para facilitar a compra dos clientes, a equipe desenvolveu o aplicativo “Drone Entrega”, que disponibiliza a aquisição dos produtos mais vendidos pelo estabelecimento e possibilita o pagamento direto do produto com o uso de cartão de crédito ou débito automático.

No relatório final do Projeto Integrador, o grupo explica que as entregas podem ser feitas, de acordo com a legislação, em um raio de 1.000 metros e apresenta outras especificações. “Os medicamentos entregues não devem ser controlados, nem líquidos ou embalados em recipientes de vidro para maior segurança nos voos. O fármaco vai em uma sacola, que será solta dentro do terreno do cliente”.

Os alunos acreditam que a utilização da tecnologia na entrega de produtos é uma tendência mundial e demonstra diversas vantagens. “Em países desenvolvidos, a entrega feita com drones é usada para inúmeras encomendas. A atividade é rápida, feita em minutos, o que diminui o tempo de espera do cliente. É ainda benéfica para o meio ambiente, pois o aparelho não utiliza combustíveis fósseis, usa energia elétrica, que é renovável, limpa, barata e de fácil acesso”, afirma a equipe do PI.

Resultados

O teste da entrega de remédios via drone foi feita com o morador Júlio, que reside a aproximadamente 500 metros da Drogaria Asa Branca. Ele solicitou um medicamento para gripe por meio do aplicativo, efetuou a compra e, após a aprovação do pagamento, recebeu o produto em menos de dois minutos.

Para o grupo, a avaliação do projeto foi positiva. ‘Obtivemos ótimos resultados com a entrega via drone. O pedido foi conduzido de forma eficiente e o cliente ficou satisfeito com o processo, até mesmo por receber um produto de maneira tão diferente da convencional”.

Confira o vídeo do PI, aqui