Iniciativa de alunos de Engenharia de Produção buscou soluções de sustentabilidade durante a pandemia

03/09/21

Os estudantes de Engenharia de Produção, Danilo Oliveira, Camila Matias, Glaucia Veloso, Isabella Bordon, Lara Vinturini e Rafael Denaldi, do polo de São Bernardo do Campo, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), elaboraram no primeiro semestre do ano o Projeto Integrador (PI) “PLATAFORMA EnvLOG: desenvolvimento de site para transações de resíduos industriais”.

O trabalho, com tutoria de Marina Souza, visou facilitar transações de resíduos que podem ser utilizados como matéria-prima por outras indústrias de forma objetiva e ágil, principalmente em tempos de pandemia, nos quais empresas e consumidores tiveram que se adequar às novas exigências de atuação on-line.

O material escolhido pela equipe foi o alumínio, por ter relevância para a indústria e ser indefinidamente reciclável, sem perder suas propriedades. “O uso de resíduos de alumínio representa uma considerável redução de impacto ambiental, já que assim ocorre menor extração de matéria-prima, diminuindo o uso de bauxita. Para cada tonelada de alumínio, são necessárias cerca de cinco toneladas de bauxita. Outra vantagem é a redução no consumo de energia elétrica em até 95% na fabricação de novos produtos", afirma o grupo no vídeo do PI.

No relatório final do projeto, os estudantes explicam que o software Canvas foi utilizado na elaboração de vetoriais para o design do site, utilizados na plataforma gratuita Wix, que possui layouts freeware. “Os dados iniciais foram artificialmente gerados por meio de planilhas excel, de modo a simular uma negociação real. O grupo conseguiu contato com empresa geradora de resíduo de alumínio, que forneceu ainda alguns dados reais para a validação metodológica do site gerado”, relatam.

Para os discentes, embora o EnvLOG seja apenas um protótipo, o trabalho permitiu o levantamento de uma lacuna no que diz respeito à comercialização de resíduos sólidos, o que será útil como base de dados para economia circular e empresários que pretendem vender ou comprar alumínio para micro e grandes empresas.

Conheça o site, aqui.