Alunos de Pedagogia basearam-se na obra “Iara e a Poluição das Águas” para sensibilizar crianças da comunidade local

21/05/19

Os estudantes de Pedagogia do polo de Pirassununga da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Adriano Remorini Tralback, Geiseane Aparecida Cardoso, Kelly Cristina Rodrigues, Paulo Ricardo Simioni e Priscila Cristina Tangerino, imergiram no mundo do faz de conta para desenvolver o Projeto Integrador desse semestre. A iniciativa alertou crianças de 04 a 06 anos da comunidade local sobre um tema atual e preocupante: a conscientização ambiental.

Com tutoria de Wilma de Carvalho, o projeto "A adaptação da obra literária Iara e a Poluição das Águas para apresentação em forma de Teatro e Brincadeiras Lúdicas voltadas à Sensibilização Ambiental com as Crianças e seus Pais" foi apresentado na sede do polo de ensino. A mostra contou como a ambição humana e a perspectiva de crescimento desenfreado nas cidades, sem planejamento, causa a poluição nos rios.

Inspirado no livro do professor de História Natural, com especialização em Biologia, Samuel Murgel Branco, o grupo produziu uma peça de teatro com ‘palitoches’, feitos com material EVA. “A obra foi escolhida de acordo com as metas estabelecidas para o Projeto Integrador, a fim de que as crianças, adolescentes e seus familiares realmente se comovessem quanto à educação ambiental e à sustentabilidade”, afirmou Paulo Ricardo Simioni.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer e tirar fotos com a personagem Sereia, interpretada pela atriz e bióloga Mirella Ferraz, defensora do meio ambiente.

A turma de Pedagogia também realizou um jogo da memória envolvendo temas ambientais e uma brincadeira que incentivou a reciclagem. Os alunos espalharam embalagens recicláveis no chão, simulando como se estivessem em um rio, e pediram para que todos os presentes pegassem os resíduos e os depositassem nos recipientes específicos para coleta seletiva, de acordo com as normas padrões de reciclagem. “Buscamos criar um senso conservacionista de proteção do meio ambiente nos futuros cidadãos”, disse Paulo Ricardo.

O Projeto Integrador foi desenvolvido com base na Teoria do Pensamento dos Seis Chapéus, criada pelo psicólogo Edward de Bono, em 1933, na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Para a equipe, o uso da teoria foi fundamental na realização do trabalho, pois ajudou na tomada de decisões referentes à separação de pensamentos envolvendo a iniciativa (fatos, emoções, lógica e criatividade).

De acordo com o coordenador do polo, Renato Ranzoni, toda teoria é importante, mas sem a prática, a formação dos profissionais é prejudicada. “Com a aplicação dos Projetos Integradores, os estudantes da Univesp têm a possibilidade de executar todo o conhecimento adquirido, resultando em benefícios próprios e para a comunidade local. Isso sim é um investimento que proporciona retorno. Parabéns a todos”, finalizou.