Alunos do polo de Lins elaboraram protótipo para auxiliar na criação de espaços públicos, destinados à saúde e bem-estar da população carente do município

05/11/20

O grupo Mestres da Univesp, composto pelos alunos de Engenharia de Computação, Elcio Junior, Felipe José, Fernando Rafael, Luiz Antonio Zonetti, Mateus Mello e Paulo Roberto da Silva, do polo de Lins, desenvolveram, no primeiro semestre do ano, o Projeto Integrador (PI) “Protótipo de Plataforma para Colaboração de Melhoramento de Espaço Público com Academia ao Ar Livre”. O trabalho, com tutoria de Renata Sorti Pereira, foi baseado na geração de uma plataforma web para arrecadar doações financeiras, visando a compra de equipamentos para a instalação de academia em praça do município, no bairro São João.

De acordo com o relatório final do PI, o local foi escolhido para atender os moradores humildes da região, que não dispõem de recursos suficientes para custear uma academia particular, ou para incentivar os munícipes que não a frequentam por outros motivos, como distância. “O projeto irá promover a saúde, bem-estar e bons hábitos da população, mais especificamente da faixa mais carente do bairro, beneficiada com uma área para realização de esportes e lazer”, afirma o documento.

A importância da elaboração do projeto foi confirmada por enquete, respondida por moradores, por meio de formulário. “Em virtude do isolamento social, todo o questionário foi feito on-line. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram, um número considerado interessante para a construção de uma base estatística. A pesquisa nos direcionou sobre o que a população mais espera”, disse o grupo.

Protótipo

O site produzido pelos alunos tem efeito demonstrativo e dispõe de diversas opções de aparelhos para utilização em espaços abertos. Os equipamentos poderiam ser adquiridos em valores fracionados ou total dos materiais. Cada um possui a ficha técnica e dimensões específicas.

Segundo a equipe, o protótipo utiliza o CMS (Content Management System) eCommerce PrestaShop, um sistema de gestão de conteúdo de websites, que dispõe de funcionalidades para facilitar a criação, publicação, manutenção e gerenciamento da informação. Ainda no relatório final, os estudantes afirmaram que toda a estrutura da iniciativa foi baseada nas disciplinas de Engenharia Econômica, Estrutura de Dados, Programação de Computadores, Administração, Estratégia e Planejamento, e Ciência do Ambiente.

Para o grupo, os resultados dos testes iniciais do modelo foram bastante satisfatórios e positivos. “O ambiente que abrange o sistema funcionou bem tanto em dispositivos desktop, quanto em mobile. A experiência de uso é agradável, atingindo assim as premissas do planejamento do projeto”, afirmou o Mestres da Univesp.

Confira o vídeo do PI, aqui.