Estudantes de Licenciatura desenvolvem método de alfabetização com base em Haicai, estilo de poesia japonesa

30/08/23

Um grupo formado por alunas de Licenciatura, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Botucatu, desenvolveram um plano de aula criativo para auxiliar crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I na alfabetização. O método foi aplicado na EMEFI Professora Therezinha da Silva Paes Secco, como parte da disciplina de Projeto Integrador (PI), pelas discentes Alessandra de Souza, Bruna Athanazio, Daniela de Lima, Julia Ribeiro, Marcia Silva, Michele de Rosa Antônio, Patrícia Pereira e Thais Batista, sob orientação de Robson Gabioneta.

Com o tema “A natureza em três versos: como o haicai pode auxiliar na alfabetização”, a iniciativa propõe uma forma criativa de ensino para auxiliar crianças com dificuldades na alfabetização, geradas em grande parte pelo déficit educacional deixado pela pandemia de Covid-19. No desenvolvimento da ação, foram utilizadas as metodologias do Design Thinking e  Brainstorming. O grupo entrevistou membros da equipe pedagógica da unidade escolar para entender os principais problemas enfrentados na alfabetização das crianças, no período de pós-isolamento social.

O projeto propôs o Haicai ou Haiku, como método de aprendizagem que estimula a imaginação, a leitura e a interpretação dos alunos. O haicai é uma forma de poesia que conta sobre o cotidiano, a natureza ao nosso redor e nossos sentimentos, é composto por 3 pequenos versos, geralmente acompanhados de uma arte de fundo, como um pequeno desenho. Durante a aplicação do PI, os educadores puderam ver o florescer da imaginação e da autoexpressão, à medida que os alunos mergulhavam na construção de haicais originais e significativos.

Após a execução do trabalho, a equipe realizou uma pesquisa qualitativa para analisar o progresso dos alunos nas produções textuais, e constataram que houve uma melhora significativa na escrita dos discentes. Segundo o grupo, esses exercícios aplicados na sala de aula contribuíram para estimular a criatividade, sensibilidade e a expressão poética dos estudantes. “A implementação do haicai como ferramenta de alfabetização se mostrou uma estratégia pedagógica criativa e uma experiência enriquecedora para os alunos envolvidos”, completam.

Para mais informações, assista ao vídeo do PI.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.