São ofertadas mais de 16 mil vagas em mais de 300 municípios, maior vestibular em alcance territorial do Estado; locais das provas estão disponíveis em: www.vestibular.univesp.br
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realiza neste domingo (01/12), às 13h, o exame presencial do vestibular 2020, em diversas regiões do Estado. Ao todo são ofertadas mais de 16 mil vagas em mais de 300 municípios de São Paulo. Os locais onde ocorrerão as avaliações estão disponíveis no site: www.vestibular.univesp.br. O maior processo seletivo em extensão territorial e número de vagas gratuitas do ensino superior paulista ofertará seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso, via vestibular. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.
O exame, com início previsto às 13 horas, terá duração de 5 (cinco) horas. Após o início, o candidato deverá permanecer no mínimo 2 (duas) horas dentro da sala, não sendo permitido levar o caderno de questões. O portão da escola será aberto às 12h e fechado às 13h, impreterivelmente. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato.
Para realizar a prova, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha, bem como apresentar o original impresso de um dos seguintes documentos de identidade, dentro da validade : RG, Cédula de Identidade de Estrangeiros (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Passaporte brasileiro.
O exame será constituído de duas partes: redação e prova com 56 (cinquenta e seis) questões, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), das disciplinas de Matemática, Português e Literatura Brasileira, Inglês, História, Geografia, Química, Biologia e Física. O gabarito oficial será divulgado no dia 02/12/2019, no site do vestibular, e o resultado em 20/01.
De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o vestibular 2020 foi planejado para atender um grande número de municípios e ampliar o acesso ao ensino superior gratuito. “Durante o ano, intensificamos as vistorias em unidades presenciais e contamos com o apoio das prefeituras e órgãos parceiros para oferecer vagas. Acredito que levar educação de qualidade é um compromisso de Governo. Estamos cumprindo o nosso papel de inclusão e de compartilhamento do conhecimento, o bem mais precioso da atualidade”, ressaltou.
Segundo Azevedo, os alunos do eixo de Computação, farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que teve a grade reformulada. “Para esse processo seletivo, seguimos o parecer 266/2011 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), que normatiza o BTI. O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável por 7% do PIB de 2018 e gerou 43 mil novos trabalhos. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área demandará 420 mil novos empregos até 2024”, completou.
Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O estudante terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirma o presidente.
Cursos
Os cursos, totalmente gratuitos, são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line
na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a
videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do
conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os
alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à
internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local,
também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o
esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as
videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv
Saiba
mais sobre os cursos: univesp.br/cursos
Cronograma do Vestibular – 2020
· Inscrições: das 15h do dia 15/10 às 15h de 14/11
· Isenção e redução de taxa: das 15h de 15/10 às 15h de 18/10
· Resultados da redução e isenção: 25/10
· Divulgação dos locais para as provas: 28/11
· Aplicação da prova objetiva e redação: 01/12/2019, às 13h
· Divulgação do gabarito no site do vestibular: 02/12/2019
· Resultado da Prova: 20/01
· Matrícula 1ª chamada: 27/01 a 28/01/2020
· Matrícula 2ª chamada: 03/02/2020 a 04/02/2020
· Matrícula 3ª chamada: 10/02/2020 a 11/02/2020
· Início do período letivo: março de 2020
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp