Encontro propiciou a troca de experiências e apresentações de ferramentas digitais utilizadas na educação mundial

19/11/19

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Rodolfo Azevedo, e a diretora acadêmica, professora Simone Telles, receberam na tarde desta terça-feira (19/11), a delegação chinesa da empresa NetDragon Websoft. Na ocasião, foram apresentadas as ferramentas educacionais utilizadas na universidade, sua estrutura e o atual modelo pedagógico. Participaram do encontro o fundador da empresa, Dejian Liu, o vice-presidente sênior, Song Wang, o assessor Tommy Lin, e o diretor do IPT Open Experience, Ricardo Teixeira.

Durante a visita, os chineses também conheceram o IPT Open Experience, iniciativa que abre o campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem de hubs, envolvendo startups, universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente.

De acordo com Azevedo, além de conhecerem as ações da Univesp, o líder da NetDragon apresentou a criação de ambientes virtuais para a educação. “Eles criam tutores virtuais que interagem com os alunos e atuam como braços direito dos professores. O mecanismo também auxilia na formação de futuros docentes que passam a ter experiência em inteligência artificial para o desenvolvimento de material educacional digital”, ressaltou.

NetDragon Websoft

A NetDragon Websoft Holdings Limited, criada em 1999, é uma das principais desenvolvedoras de jogos digitais. Sua sede está localizada em Fujian, na China. A empresa está entre as líderes em vários indicadores econômicos da indústria nacional e se juntou ao Forbes Global 2000. Ela se tornou uma das principais instituições voltadas à inovação da educação no setor de internet e educação móvel. Seu sistema de serviços educacionais foi construído com hardware, software, plataforma e recursos com base nos segmentos de mercado que abrangem educação pré-primária, educação básica, ensino superior, educação profissional, treinamento empresarial, capacitação e educação permanente.

O NetDragon faz a combinação de educação com tecnologias de ponta, como VR, AR, AI, 3D e Big Data. Em 2018, lançou o primeiro produto "AI + Education" "AI Assistant for 101 Education PPT", mostrando uma sala de aula inteligente hospedada por um professor e vários "assistentes de ensino". Em 2019, a empresa foi pioneira em "5G + Education" e criou a sala de aula futura por meio de uma combinação de 5G e tecnologia holográfica.