Confira essas e outras informações no vídeo mais recente da série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV

15/01/16


O astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, além de trazer dicas de como olhar para o céu, também informa na série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV, sobre o universo da astronomia.

Rojas dá continuidade ao programa da semana passada, sobre o estudo dos foguetes desenvolvido pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky em 1903. Neste episódio, ele fala também do físico e engenheiro norte-americano Robert Goddard (1882-1945).

Assim como Tsiolkovsky, Goddard fez contribuições importantíssimas no campo da astronomia, realizando experimentos envolvendo foguetes. Ele propôs, por exemplo, o uso de combustíveis líquidos como hidrogênio para aumentar a eficiência dos foguetes. Em 1926, Goddard construiu o primeiro foguete de combustível líquido da história.  

O que ver no céu desta semana

Quatro planetas aparecem: Júpiter, Marte, Vênus e Saturno. Eles seguem visíveis durante a madrugada. Júpiter é o primeiro: surge a leste na constelação de Leão, a partir da 23h30. Em seguida vem Marte, que pode ser observado a partir das 01h30, na constelação de Virgem. Vênus e Saturno continuam muito próximos na Constelação do Ofiúco ou Serpentário – uma constelação do zodíaco representada como um homem segurando uma Serpente. Saturno aparece às 03h30 e Vênus às 04h30.

Assista ao vídeo e saiba como um dos foguetes de Robert Goddard atingiu, em 1937 a marca histórica de dois mil e seticentos metros de altitude: