Historiadora da USP fala sobre o Império Romano no programa História, da UNIVESP TV
A jornalista Mônica Teixeira conversa com a historiadora Maria Isabel Fleming, coordenadora do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), sobre o Império Romano e suas províncias, no programa História, da UNIVESP TV.
Fleming critica a visão historiográfica tradicional centro-europeia de um Império Romano homogêneo em todo o seu território: “A partir do século XIX, o Império Romano [passa a ser] visto como uniforme – como se toda a população da periferia tivesse se tornado romana, “civilizados” com todos os seus costumes”, argumenta.
De acordo com Fleming, o laboratório realiza pesquisas em áreas que foram denominadas pelos Romanos e que ocupam um território vastíssimo desde o Oriente até o Ocidente, no período republicano, a partir do século III antes de Cristo, até o período do século VI.
Confira a entrevista completa:
Mais de Notícias
-
Univesp promove Aula Magna com Marcelo Tas
-
Site Oportunidade Já disponibiliza mais de 500 mil vagas em cursos on-line gratuitos de capacitação
-
Aluno da Univesp vence hackathon de Inteligência Artificial da AWS e Insper
-
Polo Mirassol- “Estação Criança” leva oficinas lúdicas à Praça da Matriz a partir de sábado
-
Univesp divulga resultado do Vestibular 2025 e primeira chamada em 24 de junho