Confira também os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados no céu até 21 de junho

18/06/15


O astrofísico Gustavo Rojas apresenta semanalmente, no programa Céu da Semana, da UNIVESP TV, dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

No vídeo desta semana, Rojas conta que a maioria dos astrônomos acreditava que tudo que se observava no céu pertencia a nossa galáxia, a Via Láctea. A noção de que existem outras galáxias além da nossa foi um avanço que teve como um dos protagonistas o astrônomo estadunidense Edwin Powell Hubble (1882-1953). Ele usou um telescópio refletor recém-construído, na época o maior do mundo, para estudar a Nebulosa de Andrômeda (a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea). O Telescópio Espacial Hubble – satélite astronômico artifical lançado pela agência espacial estadunidense (Nasa) em 1990 – foi batizado em homenagem a ele.

Nesta semana, é possível observar, a olho nu, no começo da noite, três planetas. Vênus e Júpiter brilham intensamente a oeste. Vênus está na constelação de Câncer e Júpiter em Leão, que ficam visíveis até as 20h30. No dia 19 de junho, a lua crescente passa ao lado de Vênus; já na noite seguinte, ela fica próximo à Júpiter. Saturno pode ser visto na direção leste, na Constelação de Libra, até as 4h30. Mercúrio aparece às 5h30, a leste, na Constelação de Touro, e pode ser visto até o amanhecer.


Assista ao vídeo e confira mais sobre as descobertas de Hubble: