Francisco Lino pleiteou novos cursos para o polo da universidade no município; também fez parte da pauta, o I Seminário de Ensino Técnico e Superior que será promovido pela prefeitura

09/11/18

O secretário de Relações Institucionais de Capão Bonito, Francisco Lino, visitou a sede da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), na capital paulista, nesta sexta-feira, 09/11. Na ocasião, Lino foi recebido pela assessora técnica da Gerência de Apoio à Administração Superior, Sandra Faé e pelo gerente, Bruno Diniz. Durante a reunião, o secretário pleiteou novos cursos da Univesp, entre eles, Tecnologia em Gestão Pública e Engenharia de Produção e convidou a instituição para participar do I Seminário de Ensino Técnico e Superior promovido pela prefeitura municipal.

De acordo com Lino, o município de Capão Bonito precisa de mão de obra qualificada para acelerar o crescimento econômico. “Contamos com duas instituições de ensino superior públicas, a Univesp e o Centro Paula Souza, que oferece os cursos da Faculdade de Tecnologia (Fatec), mas ainda necessitamos de profissionais que supram as necessidades do mercado de trabalho. A Univesp é um instrumento estratégico fundamental para o desenvolvimento da região. Nosso polo atende alunos de outras cidades, entre elas, Ribeirão Grande, Guapiara, Buri e São Miguel Arcanjo”, ressalta.

Segundo o secretário, em 2019 será inaugurado um Centro Industrial da cidade, localizado na área urbana. O complexo abrangerá cerca de 15 empresas de diversos setores, com capacidade para a geração de 300 a 400 novos postos de trabalho. “Com a finalidade de divulgar aos jovens do Ensino Médio a importância da qualificação profissional, vamos promover no dia 21 de novembro, o I Seminário de Ensino Técnico e Superior de Capão Bonito. O município está em pleno crescimento e vamos precisar de uma equipe técnica capacitada para atuar em variadas áreas”, explica.

O polo da Univesp na cidade, conta com 150 estudantes e oferece os cursos de Engenharia de Computação e as Licenciaturas em Matemática e Pedagogia. Para acomodar melhor os alunos com salas amplas, biblioteca e laboratório de informática, recentemente, mudou para um novo endereço, na rua Bernardino de Campos, na região central. “Temos a infraestrutura completa para oferecermos mais dois cursos”, conclui.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp, Unicamp e Unifesp. Em junho de 2017, a gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. A Univesp oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor e mediador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.