SP Pesquisa estreia no dia 7 de março e apresentará os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento

02/03/15


Os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento poderão ser acompanhados em novo programa produzido em cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta. Com estreia prevista para 7 de março, os programas serão exibidos na TV Cultura, aos sábados às 16h, e na UNIVESP TV, aos domingos às 19h e às quintas às 21h30.

O programa SP Pesquisa será composto por 26 reportagens, cada um com 28 minutos de duração. À UNIVESP TV coube a supervisão do trabalho realizado pela produtora contratada pelas instituições, a Itinerante Filmes, com base no trabalho de divulgação científica desenvolvido pela Fapesp.

A produção leva ao ar o trabalho de pesquisadores que atuam em instituições paulistas e apresenta relações entre as pesquisas e o dia a dia da população, esclarecendo, de forma simplificada e com recursos visuais, conceitos relacionados às áreas abordadas.

Os programas tratam de pesquisas feitas no Estado de São Paulo com resultados importantes em diversos campos – entre eles, física das partículas subatômicas, astrofísica, geofísica do subsolo brasileiro, nanomateriais, paleontologia, urbanismo, biodiversidade, etanol, aquecimento global, agricultura, vacina contra a Aids e saúde em geral.

A abordagem escolhida prioriza o trabalho dos pesquisadores e sua rotina nos locais em que as pesquisas são realizadas, com reportagens em laboratórios e nas ruas.

Para Celso Lafer, presidente da Fapesp, a parceria evidencia o interesse comum das instituições envolvidas na iniciativa pelo desenvolvimento social por meio da ciência.

 

Com informações da Agência Fapesp e da produção da UNIVESP TV