Plataforma Zansa foi apresentada no Projeto Integrador de estudantes de Engenharia de Produção

11/01/19

Com a missão de “Salvaguardar o Meio Ambiente”, os alunos do grupo 5N4, de Engenharia de Produção, do polo de Bariri, Danielle Ribeiro de Almeida, Everton Aparecido Bueno, Gilberto Mantovani, Márcio Adriano Michelassi, Marcio Augusto Monari Junior, Sheila Liana Cunha e Sidney Takashi Sakurai, desenvolveram a plataforma Web Zansa, que auxilia o gerenciamento de resíduos no município.

A ferramenta, idealizada com a supervisão de Cintia  Blaskovsky Portilho Gomes e tutoria de Ursula Mengui, foi desenhada para estabelecer uma conexão entre ofertas e demandas de resíduos industriais de empresas da cidade. De acordo com o estudante Marcio Monari, o portal é a solução, baseada no conceito de “Economia Circular”, para que os resíduos de algumas indústrias sejam reaproveitados por outras companhias, impedindo o descarte direto no meio ambiente.

O trabalho foi organizado em quatro etapas. Após pesquisa, os desenvolvedores concluíram que a empresa Camisetas Kezo, especializada em uniformes e roupas para uso profissional, seria um potencial ofertante de retalho de tecidos à Frisokar Equipamentos Plásticos S.A., fabricante de componentes para cadeiras e assentos corporativos e à Imperial Automotivo, voltada à manutenção preventiva veicular.

Segundo Monari, o site foi a solução tecnológica encontrada pelo grupo para que haja uma ligação e comunicação entre empresas. “Por meio do portal Zansa, foi possível realizar o fluxo de retalhos de tecido das Camiseta Kezo para as outras duas. O portal se mostrou eficaz para um município de pequeno porte como Bariri, imagina a potencialidade dessa ferramenta quando for aplicada em uma escala maior”, disse.

Conheça o portal Zansa: http://projetointegradorbariri5n4.acessabrasil.com.br/