Descubra como foram descobertos esses pulsos misteriosos vindos do espaço na série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV
Na última edição da série semanal “Céu da Semana”, da UNIVESP TV, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos dá continuidade ao tema da semana passada: astronomia espacial de alta energia e fala sobre surtos de raios gama – misteriosos pulsos de explosões mais luminosas no universo, com poucos segundos de duração, vindos das profundezas do espaço. A descoberta desses pulsos foi apenas uma das muitas que resultaram dos experimentos de astronomia espacial.
O que ver no céu desta semana
Dia 20/3, às 01h30, acontece o equinócio de março – instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste -, marcando o começo do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte.
Durante toda esta semana, logo após o entardecer, podemos ver o planeta Júpiter, na constelação de Leão, que fica visível durante toda a noite. Marte aparece a partir das 22h00, na constelação de Escorpião. Saturno surge às 23h00, na constelação do Ofiúco. Vênus aprece às 05h00, na constelação de Aquário.
Assista ao vídeo e saiba mais:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos