Pesquisador analisa o caso brasileiro no paradigma das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na última década do século XX e no alvorecer do século XXI
O jornalista Rodrigo Simon entrevista Túlio Chiarini de Faria, no programa Fala, Doutor, da UNIVESP TV, sobre a sua tese “Transferência internacional da tecnologia: interpretações e reflexões”. Realizada da no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa apresenta o papel da transferência de tecnologia para o processo de emparelhamento tecnológico e diminuição do atraso relativo em diferentes revoluções tecnológicas.
“Eu tento fazer uma análise histórico-descritiva, para entender o papel da transferência internacional de tecnologia para o desenvolvimento econômico dos países que em certos momentos são considerados retardatários e estão tentando de aproximar da fronteira tecnológica”, conta Chiarine.
A pesquisa abordou o caso brasileiro no paradigma das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na última década do século XX e no alvorecer do século XXI. A tese do pesquisador é de que, no atual paradigma tecnológico, a transferência internacional de tecnologia é relativamente mais fragilizada, seja pela mudança da natureza do conhecimento e da tecnologia, seja pelas transformações engendradas pelo próprio capitalismo contemporâneo.
Assista à entrevista:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março