Projeto visou a diminuição do lixo orgânico descartado no meio ambiente e estímulo à alimentação saudável
Os alunos de Licenciatura do polo de Artur Nogueira, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram, no início de março, um projeto sustentável e apetitoso para o Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020: Desperdiçar pra quê? Poluir por quê?. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos, como a redução do lixo orgânico proveniente de cascas, talos e folhas de vegetais, além das vantagens que o consumo dessas partes desperdiçadas podem trazer à saúde.
A ideia para o desenvolvimento da ação surgiu após os estudantes observarem o grande número de pessoas que circulavam na feira realizada em frente ao polo, todas as quartas-feiras. Por ser um local com grande movimento, decidiram trabalhar em algo que pudesse favorecer os munícipes.
Em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria Municipal da Educação, o grupo elaborou kits de receitas com aproveitamento de cascas, folhas e talos de vegetais, e montou uma barraca na feira para distribuir o material. Além de entregar gratuitamente o kits, os alunos ofereceram degustação de diversos pratos descritos.
De acordo com a orientadora do polo, Suzete de Moraes, a apresentação do projeto no ambiente da feira chamou a atenção de todos que passaram na região. “Conseguimos atingir um grande número de pessoas. O trote destacou a relevância da alimentação saudável, assim como a economia doméstica, pois as receitas são de baixo custo e saborosas”, afirmou.
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos