Projeto visou a diminuição do lixo orgânico descartado no meio ambiente e estímulo à alimentação saudável

08/05/20

Os alunos de Licenciatura do polo de Artur Nogueira, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram, no início de março, um projeto sustentável e apetitoso para o Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020: Desperdiçar pra quê? Poluir por quê?. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos, como a redução do lixo orgânico proveniente de cascas, talos e folhas de vegetais, além das vantagens que o consumo dessas partes desperdiçadas podem trazer à saúde.

A ideia para o desenvolvimento da ação surgiu após os estudantes observarem o grande número de pessoas que circulavam na feira realizada em frente ao polo, todas as quartas-feiras. Por ser um local com grande movimento, decidiram trabalhar em algo que pudesse favorecer os munícipes.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria Municipal da Educação, o grupo elaborou kits de receitas com aproveitamento de cascas, folhas e talos de vegetais, e montou uma barraca na feira para distribuir o material. Além de entregar gratuitamente o kits, os alunos ofereceram degustação de diversos pratos descritos.

De acordo com a orientadora do polo, Suzete de Moraes, a apresentação do projeto no ambiente da feira chamou a atenção de todos que passaram na região. “Conseguimos atingir um grande número de pessoas. O trote destacou a relevância da alimentação saudável, assim como a economia doméstica, pois as receitas são de baixo custo e saborosas”, afirmou.