Ação integrou os alunos do polo e levou boas perspectivas a jovens do 3º ano do ensino médio

07/04/20

Os alunos do polo de Vinhedo, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Ana Cristina Carboni e Everaldo Bastos Santos, do curso de Matemática, Raquel Angoni e Cristiane de Abreu Oliveira, de Engenharia de Produção, e Cristiane Melchior Fleming, de Pedagogia, apresentaram para o Prêmio Trote Cidadão Paulista o projeto #VEMCOMIGO.

A iniciativa, realizada no início de março, com a participação dos calouros do eixo de Licenciatura, Luiz Cavalcanti dos Santos e Márcio Custódio Nazário, foi dividida em três momentos: Acolhimento, Partilha e Multiplicação. Na primeira fase, os discentes recepcionaram os novos estudantes no polo e os apoiaram na decisão de iniciar uma graduação.

No momento da Partilha, o aluno de Matemática ingressante em 2017, Everaldo Bastos Santos, realizou um depoimento sobre sua história e desafios profissionais. Houve ainda a apresentação de um vídeo gravado pelo diretor de RH de uma multinacional localizada no município, abordando autoeducação e educação a distância como recurso de formação de seus colaboradores, e uma dinâmica com os novatos para integração das novas turmas.

Na etapa da Multiplicação, foi solicitado aos calouros que escrevessem frases motivacionais e dicas de escolhas profissionais, em papéis coloridos, a estudantes do 3º ano do ensino médio, de escolas públicas estaduais. Nossos univespianos visitaram as instituições de ensino E.E. Patriarca da Independência, E.E Prof. Israel Schoba e E.E. Profa. Maria do Carmo Ricci Von Zuben, conversaram com os jovens sobre vestibular e a importância de decisões acadêmicas para o futuro.

De acordo com a orientadora do polo, Sonia Iodes, a ação foi incentivadora a todos os envolvidos, já que uniu turmas e expectativas. “Com o projeto #VEMCOMIGO, vimos que os alunos da Univesp serviram de modelo e motivação para os estudantes do ensino médio. Eles, que estão iniciando um importante ano letivo, ficaram entusiasmados com as mudanças positivas que podem vir pela frente, se realizarem boas escolhas”, afirmou.

Sobre o Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020

O Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 é resultado de uma parceria entre a Univesp e a Fundação Educar DPaschoal.

Criada em 2012 como Fundação, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo — Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Voltada exclusivamente para a Educação a Distância, a Univesp conta com mais de 35 mil alunos distribuídos em mais de 300 polos, isto é, tem grande impacto social, alcançando todas as regiões do estado.

Nesse contexto, as ações de incentivo ao trote solidário, expressas pelo programa Trote Cidadão Paulista, visam não só ao cumprimento da função social da universidade pública — representada aqui por atividades de extensão junto às comunidades locais — mas também à formação crítica e cidadã dos milhares de alunos Univesp.

A Fundação Educar DPaschoal, por sua vez, acredita que estimular o comportamento empreendedor e o protagonismo social entre jovens universitários contribui para a formação de cidadãos mais engajados e profissionais mais conscientes de seu papel social. Por isso, realizou durante 15 anos o Prêmio Trote da Cidadania, acumulando grande expertise no assunto. Em 2019, atendendo ao convite da Univesp, a Fundação contribuiu para a formulação do programa Trote Cidadão Paulista, voltado exclusivamente para alunos da Univesp, os quais poderão concorrer a este Prêmio.

Premiação

Os autores dos três projetos que receberem as melhores notas serão reconhecidos com menções honrosas e a participação em um Workshop sobre Inovação Social, em São Paulo. Para o evento, serão garantidas 4 (quatro) vagas destinadas a cada equipe vencedora, sendo 3 (três) vagas para alunos e 1 (uma) para o orientador de polo. Quando o polo estiver localizado a mais de 150 km da capital, os quatro membros de cada equipe ganharão uma noite de hospedagem em São Paulo. A alimentação durante a participação no Workshop também é por conta da organização do evento.

Cronograma do Programa

Inscrições: 04/12/19 a 10/01/20, por meio de formulário disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Realização do curso teórico e envio do Projeto: os inscritos no programa terão até 01/03/2020 para concluírem o curso teórico e enviarem o Projeto, que lhes dará o direito ao certificado de 6h de formação.

Envio do relatório: após a realização do trote junto aos calouros, os participantes terão até 31/03/20 para o envio do Relatório. Realizado no prazo estipulado, este envio dará direito ao certificado de 22h de formação. A participação no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 só será considerada efetiva após a conclusão desta fase.

Avaliação dos trabalhos: no mês de abril de 2020, uma banca avaliadora composta por membros da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal vai analisar os relatórios recebidos e selecionar os três premiados.

Divulgação dos vencedores: no mês de maio de 2020, serão divulgados os vencedores do Prêmio nos canais oficiais de comunicação da Univesp.

Saiba mais sobre o Prêmio: apps.univesp.br/trote-cidadao-paulista