08/10/21

Por Unicamp

Com polos de apoio aos alunos em metade dos municípios do Estado, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) poderá ampliar sua parceria com a Unicamp. Acompanhado da pró-reitora de Pós-graduação, Rachel Meneguello, e do pró-reitor de Graduação, Ivan Felizardo Contrera Toro, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, esteve reunido na quarta-feira (6/10) com o presidente da Univesp, o ex-diretor do Instituto de Computação da Unicamp, Rodolfo Jardim Azevedo.

“O professor Rodolfo representa uma instituição com amplo envolvimento com as cidades do Estado. Hoje ele nos traz a oportunidade de ampliação de nossa parceria, para que nossos docentes e alunos sejam inseridos em programas de bolsas. Vemos com bons olhos esse diálogo. É mais uma forma de a Unicamp contribuir com a sociedade por meio dos seus valores”, avaliou o reitor.

De acordo com Azevedo, 62 docentes da Unicamp já atuam na preparação de conteúdos nos 10 cursos de seu programa. Para ele, esse número pode ser ampliado, assim como as vagas para facilitadores por meio de bolsas para alunos de mestrado e doutorado. Atualmente são 427 alunos vinculados a Unicamp atuando dessa forma.

O presidente da Univesp fez uma apresentação da atual estrutura da instituição, cobrindo a preparação e gravação dos conteúdos, a reformulação dos programas e o perfil dos estudantes. “Os números reforçam nossa responsabilidade no ensino no Estado. Para se ter uma ideia, 75% dos nossos alunos são da primeira geração familiar a frequentar um curso superior e 82% são oriundos de escolas públicas”, apontou. Em 2022, a Univesp pretende chegar à marca de 30 mil inscritos em seus programas na modalidade a distância.

Para que a nova parceria com a instituição possa ser firmada, o reitor da Unicamp solicitou um mapeamento dos programas das duas instituições que possam oferecer bolsas a docentes e alunos. Solicitou também o ajuste das demandas e dos calendários de ambas as universidades, para que as oportunidades atendam a todas as faculdades da Unicamp. “A ampliação do diálogo com outras instituições ampliará nossa relação com a sociedade”, conclui Meirelles.