Maior evento tecnológico em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo acontece de 25 a 30 de julho, no Pavilhão do Anhembi
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a maior pública exclusivamente a distância do Brasil, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), participa do dia 25 a 30 de julho, da 15ª edição da Campus Party Brasil – CPBR15. Considerado o maior festival de tecnologia, disrupção, empreendedorismo e STEAM do mundo, o evento será realizado no Pavilhão do Anhembi, zona norte da capital paulista.
A instituição de ensino estará presente em estande junto à SCTI e apresentará a metodologia de ensino a distância aos visitantes da feira. O local contará com recursos audiovisuais, como uma TV, onde serão apresentados vídeos institucionais e Projetos Integradores, e plataforma de filmagens 360° para registrar a presença do público.
Em parceria com a Campus Party e SCTI, a Univesp disponibilizou 2.500 ingressos gratuitos aos seus estudantes, oportunidade única para que se conectem com especialistas, participem de palestras inspiradoras e expandam conhecimentos no mundo da tecnologia e inovação. Os univespianos presentes podem ainda aparecer em nosso Instagram, usando a marcação @univespoficial e #UnivespNaCampusParty.
Palestra
O presidente
da Univesp, professor Marcos Borges, visita a Campus Party e ministra palestra
no dia 26/07, às 16h40, no Palco Petrobrás, com o tema “Desafios do
ensino de computação: do ensino infantil ao superior”. Segundo Borges, a computação não é mais um conhecimento
específico para profissionais da área. Qualquer pessoa que queira ter uma vida
plena, exercitar sua cidadania e ter uma carreira de sucesso, em qualquer área,
precisa dominar o uso de ferramentas e a criação de soluções baseadas em
tecnologia. “Precisamos preparar nossas crianças, desde a mais tenra idade, a
viver nesse mundo onde a ciência de dados e a Inteligência Artificial fazem
parte do nosso dia a dia. E precisamos preparar nossos futuros profissionais da
computação a atuar em um mundo a cada dia mais global e competitivo”, afirmou.
Logo após a apresentação, o professor estará disponível no estande da universidade para o “Fale com o Presidente”, espaço aberto para diálogo direto entre o representante da instituição e os visitantes do local, interessados em ensino a distância e cursos disponibilizados pela Univesp.
Sobre a Campus Party
O evento conta atualmente com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O festival está presente no Brasil há dez anos, nessa edição em São Paulo, aguarda um público de 100 mil pessoas e traz como principais novidades:
Área Open - Área aberta ao público em geral.
Campus Play
A Campus Play é espaço focado em falar de games de forma divertida, direta e profissional, mostrando que existe muito mais entre os games e o mercado. A área receberá diversas atrações entre palestras, workshops e atividades ligadas aos jogos digitais, e-sports, stream e a profissionalização do universo de games. Além disso, o espaço sediará quatro Campeonatos de Games. Entre os torneios disponíveis estarão: Just Dance, League of Legends, Valorant e Counter Strike. Os campeonatos acontecerão entre 27 e 29 de julho com premiação total de R$ 10 mil.
Printer Chef
O “Printer Chef” é um campeonato de gastronômico de pratos produzidos a partir de alimentos vegetais produzidos em impressora 3D. A dinâmica contará com workshop sobre a impressão dos alimentos no equipamento para na sequência os competidores produzirem seus pratos. Na CPBR15, serão realizadas duas seletivas, nos dias 26 e 27 de julho, com os participantes de São Paulo para a definição do trio que disputará a final regional que será no dia 28 de julho. No total, serão 16 competidores oriundos de universidades. O campeão desta seletiva disputará a finalíssima com as vencedoras das edições de Brasília e Goiás no dia 29 de julho. A competição contará com um júri especial composto por Tanya O'Callaghan e Derrick Green, produtora e apresentador, respectivamente, do programa "Highway to Health", e o Youtuber Fábio Chaves, além do vice-campeão da 2ª edição do Master Chef Brasil, Raul Lemos.
Campus Party Fashion Tech
A CPBR15 também terá a sua edição da Campus Party Fashion Tech, um desfile de moda de roupas tecnológicas e wereables. A atração, que ocorrerá na área Open, parte gratuita da Campus, contará com a participação de alunos de universidades de moda e tecnologia. O objetivo do desafio será a produção de peças para um desfile de moda high tech. Além disso, serão realizados workshops com nomes importantes do nicho moda tech.
Campus Kids
A Campus Kids, que conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens promovendo uma maior inclusão tecnológica. O espaço foi pensado para demonstrar ao público uma amostra das atividades que são desenvolvidas diariamente nos laboratórios Include em todo o Brasil. Dentro da programação terá as seguintes oficinas: Oficina de construção de óculos de realidade virtual; oficina de robô construído em parte com material reciclável; construção de cofre estilo criptex, feito de papelão; e construção de robô mecânico a base de papelão.
Palco Fábrica de empreendedores
O palco realizado em parceria com o Sebrae receberá mais de 30 palestras e painéis, de empresários, empreendedores, e outras personalidades de São Paulo.
Arena de Robôs
Em parceria com a Robocore, será realizado o maior evento de combate de robôs já visto na Campus Party. Com mais de 4.000 m², o espaço contará com 5 arenas de batalhas de robôs: Combate Grande, Combate Insetos, Hockey de Robôs, Seguidor de Linha e Sumô. Além disso, haverá premiação para os vencedores das batalhas.
Startup 360º
O espaço terá a exposição de startups para apresentar as suas soluções ao mercado, com a possibilidade de encontro com investidores e mentorias de uma equipe selecionada. A ação permanece com o apoio e parceria do Sebrae.
Game Party
Os aficionados por games terão um espaço com exposição de consoles antigos, no qual contará a evolução do emuladores, partido do jogo Pong, lançado em 1972, até os vídeos games atuais. Na exposição, além de conhecer a história, os visitantes terão a oportunidade de jogar alguns games retrô.
Palco Metageek
O espaço voltado para o mundo geek contará com concurso de cosplay; mandas de músicas temáticas de filmes, séries e animes; dubladores; palestras com influenciadores; painéis sobre jogos web3 e um concurso de k-pop.
Simuladores
Nesta edição da Campus Party Brasil terá um simulador de corrida de cadeira espacial. O emulador exige que o participante pedale até conseguir a velocidade de um atleta paralímpico.
Serviço
15ª edição Campus Party Brasil
Quando: de 25 a 30 de julho.
Arena: 25 de julho - das 12h até
21h.
De 26 a 29/07 – das 11h até 21h.
30/07 – das 11h às 16h.
Área Open: De 26 a 29/07 – das
10h até 20h, com circulação até 21h.
Dia 30/7 – das 10h até 16h, com
circulação até às 17h.
Camping: Das 18h do dia 24/07 até
18h do dia 30/7. Funcionamento 24h.
Onde: Pavilhão de Exposições do
Distrito Anhembi- Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo – SP.
Mais informações: https://brasil.campus-party.org/cpbr15/
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade
Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do
Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as
universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente
conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos
oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado
em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia
de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os
cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de
videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem
a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424
polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista,
que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá
atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do Vestibular 2023.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp